Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS registra mais de 2 mil mm de chuva e volume deve ultrapassar média histórica no mês

Os moradores de Mato Grosso do Sul já perceberam que 2021 está sendo um ano chuvoso, pois a percepção não está errada, somente em fevereiro o estado já registrou um acumulado de 2.374,8 milímetros de chuvas e três cidades já registraram um volume acima do esperado para todo o mês. A chuva registrada durante o […]
Arquivo -

Os moradores de já perceberam que 2021 está sendo um ano chuvoso, pois a percepção não está errada, somente em fevereiro o estado já registrou um acumulado de 2.374,8 milímetros de chuvas e três cidades já registraram um volume acima do esperado para todo o mês.

A chuva registrada durante o de carnaval foi uma das mais intensas do mês provocando estragos em diversos municípios, como em Corguinho, que destruiu pontos, obstruiu vias e deixou 250 pessoas ilhadas, segundo o Governo do Estado.

De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) com dados da NOAA (Agência de e Oceanografia dos Estados Unidos) o volume de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, quantidade considerada alta para uma cidade de 6 mil habitantes conforme o IBGE.

, e Aquidauana foram as cidades com maior acumulo registrado até o momento, ultrapassando o esperado para todo o mês. O volume esperado para Santa Rita do Pardo era de 175,6 mm mas já choveu 241,4 mm

Porto Murtinho esperava 126 mm o acumulado soma 161,4 mm, e Aquidauana que esperava 157,2 mm já registra 170 mm. As cidades não registraram estragos como em Corguinhos.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirma que o volume registrado na primeira quinzena de fevereiro, apesar de grande, está bem distante dos acumulados registrados em janeiro. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso”.

Dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia já apontavam que o volume de chuvas ficaria acima da média histórica, de 150 a 200 milímetros, para fevereiro. O esperado para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros, com possibilidade de a região do bolsão ser a mais chuvosa.

Tempo firme à vista

O Cemtec estima tempo firme para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. “A tendência é de tempo firme com predomínio de sol em todo o Estado até, pelo menos, segunda (22) com grande amplitude térmica, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e rápida elevação ao longo do dia”, resume boletim assinado pela coordenadora Franciane Rodrigues.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados