Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS quer atingir 60% com imunização completa antes de vacinar adolescentes contra Covid

Titular da SES reclama que poucos municípios vacinaram adolescentes com comorbidades
Arquivo -

Mato Grosso do Sul já ultrapassou a marca de 80% dos adultos vacinados com ao menos uma dose e deve finalizar a aplicação da primeira dose nas pessoas acima de 18 anos até o fim do mês. Com isso, entraram em pauta duas discussões: sobre a aplicação de uma terceira dose nos adultos ou o avanço da vacinação para adolescentes sem comorbidades. Para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), MS deve começar a vacinar adolescentes somente depois de atingir 60% dos adultos com esquema vacinal completo. 

Conforme dados de sexta-feira (6), MS tem 46,16% da população adulta imunizada, número que pode aumentar com a chegada de um novo lote de Astrazeneca. “Se a gente ultrapassar 90% com a primeira dose e 60% dos adultos com a D2, aí a gente pode discutir o início da vacinação em adolescentes sem comorbidades”, disse Geraldo Resende. 

Assim como o secretário estadual, a infectologista e integrante do COE (Centro de Operações de Emergências), Mariana Croda, também defende ter o máximo de pessoas imunizadas antes de começar a vacinar os adolescentes. Croda explica que o indicado é que os municípios antecipem a segunda dose, diante do risco da chegada da em Mato Grosso do Sul. 

“O indicado é que antecipe a segunda dose, com variante delta circulando no Brasil, para que as pessoas estejam vacinadas completamente, esta é a minha opinião, antes de iniciar a vacinação em adolescentes. Porém, fica a cargo de estados e municípios decidirem, junto com o PNI (Plano Nacional de Imunização)”, argumenta a infectologista. 

Geraldo Resende ainda comentou que, antes de iniciar a imunização dos adolescentes em geral, os municípios precisam começar a vacinar os que têm comorbidades. “Semanas atrás, nós adotamos a vacinação em adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades, só 6 mil foram vacinados. Tem município que não vacinou um sequer. Ainda é prematuro ter essa discussão e também falar sobre a terceira dose”, reforçou o secretário. 

E a terceira dose? 

Outro assunto que entrou em pauta entre autoridades de saúde é a possibilidade da aplicação de uma terceira dose de vacina para adultos. Nesta semana, o secretário municipal de saúde de , José Mauro Filho, comentou que acompanha o assunto. 

“A prioridade em Campo Grande, eu acredito, que seja terminar o calendário até 18 anos, e aguardarmos sobre a terceira dose. Encaminhamos hoje ao Ministério da Saúde um ofício, solicitando a discussão em relação à terceira dose”, disse em agenda. 

Contudo, o titular da SES acredita que a discussão ainda é precoce. A infectologista Mariana Croda afirma que é preciso aguardar um posicionamento do PNI e reforça que ainda faltam estudos sobre o assunto. 

“Alguns países mais desenvolvidos e que iniciaram a vacinação precocemente já estão fazendo [aplicação da 3ª dose], a exemplo de Israel, Alemanha, e possivelmente Portugal. É uma pauta que requer parcimônia, já que o Brasil tem vacinas diferentes desses países. Nós utilizamos principalmente Coronavac e Astrazeneca, vacinas que esses países não fizeram. O Chile tem padrão semelhante ao nosso, está municiando a gente de informações. Alguns estudos referentes à Coronavac e ainda estão por sair, mas não temos respostas ainda”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano