Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS quer atingir 60% com imunização completa antes de vacinar adolescentes contra Covid

Titular da SES reclama que poucos municípios vacinaram adolescentes com comorbidades
Arquivo -

Mato Grosso do Sul já ultrapassou a marca de 80% dos adultos vacinados com ao menos uma dose e deve finalizar a aplicação da primeira dose nas pessoas acima de 18 anos até o fim do mês. Com isso, entraram em pauta duas discussões: sobre a aplicação de uma terceira dose nos adultos ou o avanço da vacinação para adolescentes sem comorbidades. Para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), MS deve começar a vacinar adolescentes somente depois de atingir 60% dos adultos com esquema vacinal completo. 

Conforme dados de sexta-feira (6), MS tem 46,16% da população adulta imunizada, número que pode aumentar com a chegada de um novo lote de Astrazeneca. “Se a gente ultrapassar 90% com a primeira dose e 60% dos adultos com a D2, aí a gente pode discutir o início da vacinação em adolescentes sem comorbidades”, disse Geraldo Resende. 

Assim como o secretário estadual, a infectologista e integrante do COE (Centro de Operações de Emergências), Mariana Croda, também defende ter o máximo de pessoas imunizadas antes de começar a vacinar os adolescentes. Croda explica que o indicado é que os municípios antecipem a segunda dose, diante do risco da chegada da em Mato Grosso do Sul. 

“O indicado é que antecipe a segunda dose, com variante delta circulando no , para que as pessoas estejam vacinadas completamente, esta é a minha opinião, antes de iniciar a vacinação em adolescentes. Porém, fica a cargo de estados e municípios decidirem, junto com o PNI (Plano Nacional de Imunização)”, argumenta a infectologista. 

Geraldo Resende ainda comentou que, antes de iniciar a imunização dos adolescentes em geral, os municípios precisam começar a vacinar os que têm comorbidades. “Semanas atrás, nós adotamos a vacinação em adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades, só 6 mil foram vacinados. Tem município que não vacinou um sequer. Ainda é prematuro ter essa discussão e também falar sobre a terceira dose”, reforçou o secretário. 

E a terceira dose? 

Outro assunto que entrou em pauta entre autoridades de saúde é a possibilidade da aplicação de uma terceira dose de vacina para adultos. Nesta semana, o secretário municipal de saúde de , José Mauro Filho, comentou que acompanha o assunto. 

“A prioridade em Campo Grande, eu acredito, que seja terminar o calendário até 18 anos, e aguardarmos sobre a terceira dose. Encaminhamos hoje ao Ministério da Saúde um ofício, solicitando a discussão em relação à terceira dose”, disse em agenda. 

Contudo, o titular da SES acredita que a discussão ainda é precoce. A infectologista Mariana Croda afirma que é preciso aguardar um posicionamento do PNI e reforça que ainda faltam estudos sobre o assunto. 

“Alguns países mais desenvolvidos e que iniciaram a vacinação precocemente já estão fazendo [aplicação da 3ª dose], a exemplo de Israel, Alemanha, e possivelmente Portugal. É uma pauta que requer parcimônia, já que o Brasil tem vacinas diferentes desses países. Nós utilizamos principalmente Coronavac e Astrazeneca, vacinas que esses países não fizeram. O tem padrão semelhante ao nosso, está municiando a gente de informações. Alguns estudos referentes à Coronavac e Oxford ainda estão por sair, mas não temos respostas ainda”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
aplique mega hair motoqueira

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

jogador luiz gustavo sao paulo

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Dupla levou admiradores de várias idades para ouvirem sertanejo raiz no palco da Expogrande neste sábado (5)

Polícia

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Vítima foi identificada como Assis Ari Lopes da Silva

Esportes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Com o controle da partida desde o primeiro tempo, o Corinthians ficou mais cauteloso na etapa final, mas já era tarde para o Vasco entrar no jogo

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas