Segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, ao Jornal Midiamax, as 3 milhões de doses que chegam ao Brasil na semana que vem já haviam sido divididas entre os Estados e MS receberia 38,4 mil. Entretanto,  o Ministério da Saúde havia deixado cerca de 176,6 mil doses como fundo de reserva, e esse quantitativo foi pleiteado por MS, que obteve apoio do Conass (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde).

“Não tivemos a decisão oficial, mas no início da noite de quinta-feira (10), o Conass e Conasems pactuaram que essas doses vão ser encaminhadas. Entendo que há um encaminhamento forte nesse sentido”, explicou Resende.

Conforme o secretário, essas 176,6 mil doses serão usadas para criar um cinturão sanitário na fronteira. “Imunizar os municípios na fronteira para fazer um estudoepidemiológico da eficácia dessa vacina que será aplicada em curto espaço de tempo e já mostramos que temos condições para isso”, detalhou.

Assim, as 38,4 mil doses previstas inicialmente devem ser distribuídas entre todos os municípios do Estado, assim como tem sido realizado nas outras remessas de vacina. “A vacinação é importante para que possamos, de fato, conter a expansão da doença aqui”, pontuou o secretário.

A expectativa é de que as doses da Janssen cheguem ao Brasil na próxima terça-feira (15).

Força-tarefa

Após o anúncio de que o Brasil receberia 3 milhões de doses, o Cosems encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que fosse encaminhado ao Estado o quantitativo de 1,8 milhões, que seriam suficientes para terminar de imunizar toda a população.

O assunto ganhou repercussão nacional e chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. 

A mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. “Fizemos solicitação para a bancada federal, os senadores de MS foram ontem de manhã ao ministro, governador fez ligações, a ministra ligou ao ministro para termos esse fundo de reseva, tivemos apoio do Conass e Conassems. Todos participaram dessa conquista”, finalizou Resende.