Com colapso na saúde e uma das maiores filas de pacientes com covid esperando vaga em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) do país, conseguiu apoio de outros estados, que cederam vagas em hospitais para pacientes sul-mato-grossenses. Assim, 14 pacientes com covid já foram transferidos para Rondônia e São Paulo e outros 5 serão encaminhados para hospitais paulistas ainda nesta segunda-feira (07).

Conforme o secretário de saúde de MS, Geraldo Resende, o estado de Rondônia cedeu 10 leitos UTI para retribuir quando MS havia recebido pacientes rondonienses em janeiro deste ano. Além disso, o governador João Dória também ofereceu outros 10 leitos em São Paulo.

Então, na quarta-feira (02), uma paciente de Bonito foi encaminhada para Rondônia. Na sexta-feira (04) foram transferidos 7 pacientes de Dourados e no sábado (05) foi transferido paciente de Itaquiraí que estava internado no município de Eldorado. No domingo (06), mais cinco pacientes para São Paulo.

“Vamos encaminhar, hoje, mais 5 pacientes para o estado de São Paulo”, disse Resende. O secretário afirmou que o prefeito de Sâo Bernardo do Casmpo, na região metropolitana de São Paulo ofereceu 5 leitos UTIs e 5 leitos clínicos. “Vamos utilizá-ls tendo em vista a dificuldade que temos hoje de leitos em Mato Grosso do Sul devido a esse cenário que indica pré-colapso”.

Sem leitos

Mato Grosso do Sul atingiu nesta segunda-feira novo recorde de 107% de ocupação em leitos UTIs para pacientes com covid. Apesar das transferências de pacientes para outros estados, MS continua sem vagas em hospitais e com fila de 271 pessoas à espera de vaga para internação em hospitais.