Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS já tem disponível sistema que dispensa reconhecimento de firma em cartório para transferência de veículos

Novidade foi anunciada essa semana pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)
Arquivo -
Ferramenta já está disponível em MS
Ferramenta já está disponível em MS

já conta com sistema anunciado esta semana pelo (Departamento Nacional de Trânsito), que dispensa o reconhecimento de firma em cartório para transferência veicular. 

Porém, a facilidade está liberada apenas para compras de veículos realizadas em concessionárias ou lojas que estejam cadastradas no Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e sejam adquiridos por pessoas físicas.

Conforme a diretora de Registro e Controle de Veículos do (Departamento Estadual de Trânsito), Loretta Figueiredo, a nova ferramenta permite assinar digitalmente o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), oriundo de processos de aquisição de veículos de pessoas físicas por estabelecimentos do Renave.

“Funciona assim: quando a loja registra o veículo em seu estoque por meio do Renave, o proprietário que está vendendo o veículo para a loja recebe uma notificação push no aplicativo CDT para dar continuidade ao processo, permitindo a recusa ou a assinatura do ATPVe”, detalha.

Assim, segundo Loretta, o usuário da CDT que possuir uma conta gov.br poderá utilizar o recurso tecnológico que gera gratuitamente um certificado digital para o usuário, utilizado para realizar a assinatura do documento sem custo de emissão do certificado e sem necessidade de deslocamentos a cartórios para reconhecimento de firma.

Contudo, a ferramenta está disponível para uso em Mato Grosso do Sul para veículos registrados a partir de janeiro de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

BR-267 ficou interrompida por mais de três horas em trecho com transbordamento

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

frio

Choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande nesta sexta

Últimas Notícias

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena

Mundo

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Anualmente brinda os amantes da astronomia com visualizações de objetos

Trânsito

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Rua Brasilêndia com a Antônio Pinto de Barros

Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Registrado em dezembro de 2024