Mato Grosso do Sul se mantém com taxa de ocupação em 87% e fecha a semana abaixo dos 90%. Este é o melhor índice desde o fim de fevereiro, quando o número subiu. O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%, quando a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou que era o pior índice do país. A partir de maio, MS viu os indíces caírem abaixo de 90%.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação caiu para 82%. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 6 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 91% nesta sexta-feira. Três Lagoas registra queda e tem 81% de ocupação neste domingo. Corumbá chegou a marcar abaixo dos 80%, mas o índice subiu e está em 100% novamente. Por fim, Naviraí e Sidrolândia estão sem vagas em UTIs para pacientes graves com covid.