Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS em números: confira dados do IBGE sobre população, saúde, turismo e trabalho

Brasil em Números traz recortes do Estado em vários aspectos
Arquivo -
IBGE lançou edição de publicação com o Brasil em Números
IBGE lançou edição de publicação com o Brasil em Números

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou, nesta quinta-feira (30), a 29ª edição do Brasil em Números 2021, que traz informações sobre vários aspectos de cada região do país. Confira nesta reportagem os principais dados referentes a contidos na publicação.

Colaboram com a obra mais de 30 autores — entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos. Em quase 500 páginas, são tratados temas como mercado de trabalho, habitação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, entre outros. 

Para começar a dimensionar os vários aspectos de Mato Grosso do Sul, vamos apresentar o tamanho físico de MS: nosso estado tem área de 357.145 quilômetros quadrados, que representam 4,2% de toda a área do país.

A publicação mostra que, quando MS, foi criado havia 55 municípios. Atualmente, são 79, sendo o mais recente criado em 2013, que é Paraíso das Águas.

Saúde

Outro dado interessante apresentado pelo IBGE — válido no contexto da pandemia — é sobre cobertura vacinal das principais doenças. Os indicadores mostram que apenas 55,4% estão em dia com a vacina tetra viral — contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Os índices melhoram para B (81,7%) e poliomielite (81,4%).

Covid

A maior pandemia dos tempos modernos não poderia ficar de fora e o relatório traz dados referentes à covid. Os números são de 2020 e mostram que MS fechou o ano com 134.750 casos e 2.347 mortes.

A incidência de doentes para 100 mil habitantes ficou em 4.849 e de óbitos foi de 84.

Política

Em relação ao número de eleitores em 2020, a média por seção é de 272, sendo que existem 7.100 seções. O número de pessoas aptas a votar é 1.932.293.

Nas eleições para prefeito, o total de votos válidos verificados no Estado foi de 92,26%. De brancos foi de 3,04 e abstenção foi 4,7%.

Mais dados…

Também foi levantado o número de indústrias com pelo menos cinco pessoas ocupadas. MS aparece na frente do na região Centro-Oeste, com 1.651 no ano de 2018. No total, são 93.702 trabalhadores nesse ramo.

Outro dado interessante é referente ao número de turistas. Nesse quesito, MS é o 9º do país que mais recebe turistas, apesar do decréscimo entre 2018 e 2019, quando o número caiu de 91.518 para 81.392.

© 2021 Jornal Midiamax

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Últimas Notícias

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido

MidiaMAIS

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

O Diabo Veste Prada 2 está previsto para estrear no Brasil em 30 de abril de 2026

Transparência

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Após início das obras, expectativa é que serviço seja finalizado em um ano e meio