Dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocam em 4º lugar no ranking de maior número de alunos de 13 a 17 anos ‘furadores' de aula (sem que os pais ou responsáveis saibam), com 20,2%. 

Conforme o levantamento da PeNSE 2019 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), quando analisado por sexo e o tipo da escola, percebe-se diferenças significativas entre os grupos.

A proporção de falta sem conhecimento dos pais, pelos alunos do sexo masculino foi de 21,6%, enquanto o do sexo feminino foi de 18,8%. Esse comportamento teve um declínio comparado a edição da PeNSE 2015, onde 28,9% dos alunos e 24,9% das alunas, informaram faltar aula sem anuência dos pais.

Quanto ao tipo de, 21,4% dos estudantes de escolas públicas e 10,8% dos alunos das escolas privadas faltaram às aulas sem autorização dos pais ou responsáveis.

Tempo livre dos alunos

Os resultados da pesquisa revelaram que 85,4% dos alunos declararam que os pais ou responsáveis sabiam o que eles faziam no tempo livre, nos 30 dias anteriores à pesquisa.

Do total dos estudantes, 65,3% responderam que os pais entenderam seus problemas e preocupações, nos 30 dias anteriores à pesquisa. Os do sexo masculino tiveram percentuais maiores (69,2%), do que do sexo feminino (61,6%), para esse indicador.