O Governo do Estado de publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (22), decreto que declara ponto facultativo para órgãos e entidades ligadas à administração no dia 1º de novembro, véspera do feriado do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

A medida vale para entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Estadual. A SGI (Superintendência de Gestão da Informação) vai aproveitar a data para uma parada programada de toda a rede usada pelo governo, que será realizada de 30 de outubro a 2 de novembro para atualização do sistema.

Sistema ficará offline

Esta atualização faz parte do projeto de modernização dos equipamentos, e para evitar imprevistos, será realizada uma parada técnica programada para a substituição do equipamento de rede Switch Core principal.

De acordo com a SGI, durante a troca será necessária a interrupção da rede de computadores, sites, sistemas e serviços hospedados no Data Center do Governo do Estado. 

Para provocar o mínimo de transtorno possível, devido à necessidade de mais de 72 horas para a conclusão e testes, a troca foi programada para este período que considera o final de semana, a segunda-feira (1º) e o feriado nacional de finados (2). 

O cronograma de reestruturação e atualização dos backbones de rede do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, inclui a substituição de equipamentos que estão em uso há cerca de 13 anos. Duas trocas já foram realizadas, e esta última etapa do projeto de modernização consiste na troca do core principal.