A partir desta quinta-feira (16), fica liberada a semeadura de em Mato Grosso do Sul. Segundo Portaria, divulgada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a permissão para o plantio segue normalmente, como nas safras anteriores, encerrando a janela no dia 31 de dezembro deste ano.

Em divulgação anterior, o Mapa chegou a estender o período de plantio até fevereiro, mas o prazo foi questionado pelo Governo de MS, por meio da (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul), uma vez que a medida aumentava o risco de proliferação da ferrugem asiática, principal doença da cultura.

A própria Embrapa não aprovou a extensão do período de semeadura, alegando risco para proliferação de pragas e doenças, além de torná-las mais resistentes aos defensivos agrícolas, o que representaria um alerta para o aumento dos custos e perdas na produtividade.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, os meses de outubro e novembro geralmente são os melhores para cultivo da soja no país. “Aqui em Mato Grosso do Sul, na maioria das safras, o clima costuma contribuir exatamente nesses meses. Mas é claro que o agricultor deve ficar atento às previsões e aos volumes de chuvas que se concretizam, antes de entrar com as plantadeiras em campo”, recomenda Dobashi.

O presidente da Aprosoja/MS ainda ressalta que os agricultores do estado precisam se atentar aos prazos para cadastro das áreas que serão direcionadas ao cultivo de soja, junto à Iagro. O cadastro deve ser feito até o dia 10 de janeiro de 2022, pelo site: http://www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio.