A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou uma resolução, nesta segunda-feira (25), com a atualização no mapa hospitalar em . A resolução traz a lista de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com coronavírus. 

Conforme a lista divulgada pela SES, agora são 664 leitos clínicos adultos para pacientes com coronavírus. Com relação às UTIs, são 184 leitos disponíveis em MS. Para pacientes pediátricos com covid, há 109 leitos clínicos e 5 de UTI no Estado. Conforme o mapa hospitalar, há 33 leitos de suporte ventilatório pulmonar para pacientes com coronavírus. 

Diante do avanço da vacinação e da queda acentuada no número de internações em Mato Grosso do Sul, a situação no Estado pode ser considerada positiva. Portanto, a atualização não trouxe nenhuma ampliação de leitos. 

Com a atualização do mapa hospitalar, fica revogada a resolução anterior. No mapa hospitalar publicado no início do mês, havia 226 leitos de UTI Covid adulto. Portanto, a atualização publicada, nesta segunda-feira (25), trouxe uma redução de 42 leitos de terapia intensiva. Referente aos leitos clínicos, a redução foi de 22 leitos. 

Internações em MS

Com a maioria da população vacinada e o com o avanço na aplicação da 3ª dose em idosos, as internações e mortes por coronavírus têm caído. Dados do portal Mais Saúde da SES desta segunda (25) apontam que a taxa de ocupação de leitos UTI Covid é de apenas 12,36% em MS. Já a taxa de ocupação de UTI Geral é de 66,76%, o que mostra que há mais pacientes internados por outras doenças do que pela covid. 

Vacinação provocou mudança radical

Há quatro meses, Mato Grosso do Sul vivia o pior momento da pandemia e não tinha sequer espaço para internação dos pacientes com coronavírus em estado grave. De lá para cá, muita coisa mudou: a vacinação avançou e os números caíram drasticamente. 

Mato Grosso do Sul chegou ao auge da pandemia no dia 8 de junho, com 1.339 pacientes internados por coronavírus em leitos clínicos e de terapia intensiva. Com relação aos leitos de UTI, eram 565 internados, sendo 438 em leitos públicos e 127 em leitos privados. Conforme o Ministério da Saúde, a diária para custeio repassada por leito de UTI Covid-19 é de R$ 1.600.