Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPF de MS, DF e 23 estados pedem ampliação de restrições para conter Covid-19

Procuradores do MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de outros 23 estados pediram que novas medidas sejam tomadas para minimizar o avanço da pandemia de Covid-19 e evitar o iminente colapso na saúde. A recomendação foi enviada ao chefe do órgão, o procurador-geral da República Augusto Aras, que pode […]
Arquivo -

Procuradores do MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de outros 23 estados pediram que novas medidas sejam tomadas para minimizar o avanço da de e evitar o iminente colapso na saúde. A recomendação foi enviada ao chefe do órgão, o procurador-geral da República Augusto Aras, que pode remeter ao Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira (4), o Brasil registrou 1.910 mortes causadas pela doença provocada pelo novo coronavírus. Os procuradores observaram ainda que a taxa de transmissão aumentou de 1,02 para 1,13 em uma semana.

Mato Grosso do Sul é um dos 18 estados que está com mais 80% de leitos ocupados. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 91% das vagas públicas de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) estão preenchidas.

Uma das demandas é que a pasta formule uma política clara de combate à pandemia,  baseada em critérios técnicos, que embase a adoção de medidas de distanciamento social, de acordo com a situação epidemiológica e a capacidade de atendimento de cada local.

Também foi recomendado barreiras sanitárias em aeroportos, portos e postos de fronteira. Além disso, a restrição de viagens para dentro e fora do País deve ser reavaliada semanalmente, mesmo entre cidades e estados. As mudanças devem ser anunciadas amplamente.

Uma estratégia de comunicação deve ser criada para reforçar a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19. O ministério deve reforçar à população

o uso adequado e imprescindível de máscaras, a necessidade de aumentar a ventilação dos ambientes e manter a higiene das mãos, a importância da vacinação e a proibição de aglomerações e o respeito às regras nacionais e locais para contenção da transmissão.

Para embasar a recomendação, os procuradores se debruçaram sobre  estudos e normativas nacionais e internacionais que demonstram a eficácia do distanciamento social e do uso adequado de máscaras para reduzir os índices de infecção pelo novo coronavírus.

Contra novo caos

O documento sugere ainda que a equipe do ministro Eduardo Pazuello garanta o abastecimento de medicamentos, principalmente de oxigênio. Em janeiro, (AM) teve dezenas de mortes de pacientes por falta do insumo.

Recursos extraordinários devem ser arrecadados para eventual repasse a estados e municípios a fim de garantir plena assistência, principalmente na ampliação de leitos. A testagem também precisa aumentar.

O MPF recomenda ainda que seja intensificado o monitoramento das variantes do novo coronavírus em circulação no Brasil, por meio do fortalecimento dos laboratórios de referência ou pelo credenciamento de outros laboratórios com capacidade técnica. 

“É preciso viabilizar a oportuna obtenção de informações acerca do número de acúmulo de mutações, identificação de cadeias de transmissões locais e monitoramento da taxa de transmissão, que servem como subsídio para a construção de orientações técnicas e políticas públicas eficientes de combate à propagação de variantes”, alertam os procuradores.  

Por fim, o documento recomenda ao Ministério da Saúde que dê apoio técnico e financeiro a estados e municípios para ampliação célere da vacinação contra a covid-19, adquirindo mais vacinas registradas pela ou autorizadas por agências estrangeiras.

Se enviada pela PGR, a pasta terá cinco dias para informar se acatará a recomendação e quais ações serão tomadas para seu cumprimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de Andressa Urach faz aumento peniano após incentivo da mãe

Preta Gil e sua família

Com muita dor, família se prepara para cumprir último desejo de Preta Gil

Governo de MS sanciona lei que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária

Tiroteio na Nhanhá seria retaliação por disparos no Jardim das Hortênsias em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Justiça condena dupla que lavou dinheiro do tráfico em Paranaíba

Últimas Notícias

Polícia

Antes de ser assassinado a facadas, Leonardo ameaçou matar ex-namorada: ‘hoje você vai morrer’

Assassino de Leonardo estava foragido

Transparência

Obra de pavilhão no Exército em Campo Grande dura 7 anos e já teve acréscimo de 1 milhão

Contrato com a mesma empresa já foi aditivado diversas vezes para execução da obra

Conteúdo de Marca

Como Vender Produtos Novos em Market place: Guia Prático para Iniciantes

A boa notícia é que você não precisa ter uma loja física, estoque grande ou muito dinheiro para começar.

Polícia

Brasileiro preso no Paraguai é denunciado por homicídio doloso no caso do advogado paranaense

Promotora também pediu prisão preventiva para o acusado