A 8ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), abre inscrições de curtas-metragens nesta segunda-feira (16). As produções deverão ter no máximo 18 minutos e as categorias são Ficção, Documentário, Trash, Experimental/Arte e Videoclipe.
Em cada uma das categorias, cinco curtas serão selecionados e concorrerão ao Prêmio Curta do Mato, além de quantias em dinheiro. Os participantes também poderão inscrever produções, independentemente da categoria, no Grande Prêmio MAD, que celebrará o melhor curta da Mostra. Serão premiados também melhor roteiro, direção, fotografia cinematográfica, montagem e atuação.
Devido à pandemia de Covid-19, toda a programação será on-line e a exibição dos filmes finalistas se dará em plataforma digital, pela Mostra Competitiva de Curtas, de 18 a 21 de novembro.
Para se inscrever, é necessário anexar cópias do RG e do CPF, um comprovante de residência e o curta-metragem, que deve estar em formato .AVI, .MKV, .MP4, .WMV, .MOV ou .MPEG, com resolução mínima HD 720p, e num link com disponibilidade para download. Além de anexar a autorização de direitos autorais, cujo modelo está no edital, e demais autorizações, em caso de haver a utilização de textos, músicas, imagens ou vídeos de outras obras.
As inscrições ficarão abertas até 29 de setembro por meio deste formulário.
Confira abaixo detalhes de cada categoria.
Ficção: narrativa na qual ocorre a exploração dos modelos tradicionais de filmagem, montagem e produção. O termo é usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.
Documentário: é um gênero cinematográfico cujo discurso apresenta-se como não-ficcional, isto é, decorrente de pesquisa direta de fatos e/ou situações. Se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
Experimental/Arte: produção que abrange diversos estilos cinematográficos que têm em comum o fato de se diferenciar e, muitas vezes, de se opor às práticas e ao estilo do cinema dito comercial ou industrial. É geralmente caracterizada pela ausência de narrativa linear, o uso de técnicas variadas de abstração (fora de foco, pintura ou raspagem direta sobre a película, montagem extremamente rápida), o uso de som não
diegético ou mesmo a ausência de som na trilha Sonora; também serão aceitos nessa categoria os filmes artísticos ligados a performances de teatro, dança e artes visuais.
Trash: tipo de narrativa na qual a causalidade e a improvisação fazem parte do argumento e constituem formações discursivas que se sustentam na precariedade dos meios de produção. Em geral, trata-se de um filme tecnicamente mal feito (propositalmente ou não), mas que é considerado bom. A estética cinematográfica trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no terror.
Videoclipe: produção audiovisual em suporte eletrônico (analógico ou digital) com conteúdo publicitário e/ou musical, que contém aspectos (características) específicos quanto à montagem, ao ritmo, aos efeitos especiais (visuais e sonoros), à iconografia, aos grafismos, e aos movimentos de câmera, entre outros quesitos.
Para dúvidas e mais informações, cultura@ufgd.edu.br ou madufgd@gmail.com.