Durante a pandemia, o número de acidentes de trabalho que terminam em morte aumentaram cerca de 39%, comparado ao mesmo período de 2019, de acordo com o sistema da Concat (para Consulta Online de Dados da Comunicação de Acidente de Trabalho).

Ao todo, em 2020 foram 46 no trabalho, sendo maior parte deles: 13 caminhoneiros; 3 alimentadores de linha de produção; 3 trabalhadores agropecuário; e 2 tratoristas agrícola. No ano anterior foram 33 óbitos no ambiente trabalhista.

Por outro lado, os acidentes reduziram em 10%, enquanto em 2020 foram 7.052 casos, no anterior foram 7.854. Nessa estatística também entram os afastamentos por doenças ocupacionais, que são classificadas como acidentes de trabalho. As doenças aumentaram 98%, saltando de 130 casos, em 2019, para 327, em 2020.

O juiz do trabalho Marcio Alexandre da Silva, Gestor Regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, afirma o pode ter contribuído para a queda na redução dos acidentes, assim como o aumento das demissões e suspensões de contratos de trabalho. Para a procuradora do trabalho Claudia Noriler explica que os dados podem ser ainda mais preocupantes.

“O número de subnotificações é alto, porque apenas recentemente o Ministério da Economia esposou um entendimento sobre quais são os casos em que se é necessária a emissão de CAT em razão de adoecimento do trabalhador por coronavírus, então, com certeza, vai haver um número de subnotificação em relação aos casos de coronavírus e afastamento do trabalho”.

 

Linha de frente

Na linha de frente, os acidentes que envolvem profissionais da saúde subiram de 412 notificações para 543. O ranking das 20 profissões que mais acidentaram no ano passado no Estado aponta que os estariam em sétimo lugar, com 178 acidentes, sendo que no ano anterior eles apareciam na 22ª posição, com 84 notificações, um aumento de 111%.

“Esses dados são ocasionados devido ao enfrentamento da Covid-19, que culminou primeiramente na contaminação de muitos profissionais que contraíram o vírus. Também, na sobrecarga de trabalho de todos profissionais da enfermagem, principalmente pelo aumento de pacientes com graves problemas de saúde, gerados pela pandemia. Além, disso, no Estado, devido à falta de mão-de-obra e necessidade emergencial da contratação de mais profissionais para combater o inimigo invisível, muitos enfermeiros e técnicos assumiram novas jornadas de trabalho e passaram a trabalhar mais. Tudo isso gera esse resultado de aumento nos acidentes de trabalho seja pelo aumento de atendimentos, estresse, cansaço e até mesmo problemas psicológicos diante dessa realidade”, afirma o SIEMS (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS), Lázaro Santana.

Abril Verde

Durante o mês de abril, é comemorado a conscientização e prevenção nos ambientes trabalhistas, com o Movimento Abril Verde. Orientações e faixas estão espalhadas pelas entidades como no Fórum Trabalhista de , da Prefeitura Municipal de Três Lagoas e da Câmara Municipal de Dourados, além da torre da TV Morena, na Capital.