Morreu em decorrência do neste domingo (28) o diretor do Instituto Ibrape (​Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) Paulo Catanante, de 66 anos, pioneiro da pesquisa de opinião em . Catanante faleceu por volta das 13h em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, após complicações do coronavírus. Ele estava internado há mais de 20 dias no Proncor em .

Dia de muita tristeza

Sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Naegele lamenta a morte de Paulo, amigo de muitos anos. “É um dia de muita tristeza. Paulinho era vibrante, prezava a amizade, defendia os amigos mesmo que o ambiente fosse hostil.  Onde ia, irradiava alegria. Conversas compridas, gestual e sorriso inconfundíveis. Era descontraído até para tratar de assuntos profissionais”.

Naegele destaca que Catanante foi pioneiro em pesquisa de Opinião no Estado e era apaixonado pelo trabalho que realizava. “O Ibrape era um sonho que se renovava a cada dia.  Paulo entendia e gostava de falar de política”.

Valorizava a família e quem assim fosse. Se orgulhava e sempre falava dos filhos. “Amigo e querido por nossa família, dizia carinhosamente, ‘Carlos, encontrei a Maria Antonia'. E ela sempre me contava, ‘pai, encontrei o Paulinho', quando o via. Perdi um grande amigo, pessoa única, vai fazer muita falta. Que Deus o acolha em paz Paulinho”, finaliza.

Amigo e conselheiro

Amigo de Catanante, o secretário de Estado de Governo de Mato Grosso do Sul, Sérgio Murilo, lamentou a perda. Em conversa com o Jornal Midiamax, Murilo disse ter conhecido Catanante nos anos 80 e admirado, desde o início, o caráter de Paulo.

“Nós éramos funcionários da [Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul] e o Paulinho sempre foi um cara muito inteligente, tecnicamente muito espontâneo e que aplicava seu conhecimento rapidamente a tudo o que fazia”, lamentou.

Murilo destacou ainda que, como empresário, Catanente foi fundamental para os rumos do Podemos em Mato Grosso do Sul nas eleições de 2020, alavancando estrategicamente o partido. “Catanante foi muito importante para as minhas tomadas de decisão frente ao partido”.

Abalado, Sérgio Murilo lamentou a partida prematura do colega. “É uma doença devastadora. A gente mal descobre que a pessoa está internada e ela já falece. É muito triste tudo isso que está acontecendo”.

Ainda em janeiro, Paulo fez um post nas redes sociais lamentando a situação do coronavírus em Manaus, com pessoas morrendo por falta de cilindros de oxigênio na cidade. “Manauaras morrendo por falta de oxigênio em hospitais? Que absurdo, descaso e falta de respeito com o ser humano”, lamentou.

Sepultamento

A família ainda não tem informações sobre o sepultamento, que deve ser realizado nesta segunda-feira (29), assim como o velório, já que o período de incubação do vírus já teria passado, pois Paulo foi internado no último dia 5 de março com a doença e morreu por complicações do coronavírus.