Cotidiano

Moreninhas chegam aos 40 anos com direito à festa, ações sociais e atração musical

Evento é realizado em dezembro, mês em que foram entregues as chaves das primeiras residências do bairro

Renata Barros Publicado em 21/10/2021, às 13h30

Bairro espera chegada de shopping center nos próximos anos.
Bairro espera chegada de shopping center nos próximos anos. - Foto: Reprodução

A região das Moreninhas está prestes a completar quatro décadas de história como um dos bairros mais representativos de Campo Grande. A data, 18 de dezembro, tem como base a entrega das chaves das primeiras residências na região, e vai ser celebrada com pompa merecida. Tanto é que a ACAC (Associação Campo-grandense de Ação Comunitária) e o comitê de moradores do bairro Moreninhas já anunciam evento na data citada, no Parque Jacques da Luz.

A programação do evento conta com atrações musicais, ações sociais, homenagens a figuras importantes do bairro e mais. Atualmente, as Moreninhas formam um dos bairros mais populosos da Capital, com diversos serviços na própria região.  “Acaba sendo uma cidade dentro de outra cidade, aqui tem tudo”, afirma o presidente da ACAC, Daniel Costa.

Celebração

Após 40 anos da criação da primeira Moreninha, o comitê de moradores prepara-se para uma festividade para celebrar o aniversário do bairro, com programação variada. “Vamos fazer o dia inteiro de ações sociais, envolver os comerciantes do bairro, atrações musicais, apresentação de talentos da terra, homenagens a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da comunidade”, destaca o apoiador do evento, Chiquinho Telles.

A expectativa é que até 10 mil moradores participem da festa. “Tudo que a gente programa existe uma aceitação muito grande, os moradores são muito participativos”, ressalta o presidente da ACAC, Daniel Costa.

Apesar do grande número de moradores esperados, Telles afirma que o evento vai seguir todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. “Vamos montar um projeto, para que tenhamos a participação de muita gente, obedecendo ainda critérios contra a pandemia, mesmo sabendo que está diminuindo o número de casos e óbitos, vamos seguir a orientação científica”, pontua o apoiador, que destaca que o evento vai ser realizado em local aberto.

História

Há 40 anos tudo era bem diferente. Em 1981, o então governador de MS, Pedro Pedrossian, ordenou a construção de 2 mil casas na região. Como as residências foram construídas por duas empreiteiras diferentes, surgiram as Moreninhas I e II. Em dezembro daquele ano, as primeiras chaves foram entregues aos novos moradores.

No entanto, os habitantes contavam apenas com as moradias, sem quaisquer outros recursos, como transporte público, escolas, unidades de saúde e policiamento. Diante da situação, os moradores uniram-se para solicitar melhorias para o novo bairro.

Progressivamente chegaram os serviços que os moradores precisavam, como linha de ônibus, asfalto, policiamento e escolas. Em 1983, mais residências foram construídas, dando surgimento ao Núcleo Habitacional Moreninha III.

Mais décadas se passaram e atualmente as Moreninhas são quatro e consideradas um ponto econômico em ascensão. “Hoje, o bairro tem banco, comércio, terminal de ônibus, supermercados, lotérica. Coisas que muitos municípios de Mato Grosso do Sul ainda lutam para conseguir”, destaca publicação em uma rede social do bairro.

“Quanto ao desenvolvimento, grande parte deve-se às lideranças do bairro, compostas por 11 bairros que são: Cidade Morena, Nova Capital, Santa Felicidade, Jardim Gramado, Vila Brasil, Nova Conquista, Nova Jerusalém, Moreninhas I, II, III e IV”, pontuam os moradores.

Shopping das Moreninhas

Uma das grandes novidades do bairro para os próximos anos é a construção do Shopping das Moreninhas, que ficará na Av. Gury Marques esquina com a Av. Cafezais. A estrutura contará com mais de 200 lojas, entre elas, seis megalojas e sete âncoras, 23 opções de alimentação, cinema, praça de eventos e estacionamento com mais de 1,5 mil vagas. Até o momento, mais de 50% dos espaços já foram vendidos, inclusive com confirmação de várias âncoras e do cinema.

A previsão de inauguração do shopping é para 2024. Foto: Reprodução

Moreninhas 40 anos

A festança conta com evento oficial, garanta a sua presença para ficar a par das atualizações. A festa de Aniversário das Moreninhas vai ser dia 18 de dezembro, a partir das 8h, no Parque Jacques da Luz, localizado na Rua Barreira, sem número.

Jornal Midiamax