Euforia descreve os moradores da Comunidade Rural Três Corações, a 120 quilômetros da área urbana de Campo Grande, com a chegada de internet em banda larga via satélite na comunidade. A conexão é totalmente gratuita e cerca de 160 famílias poderão utilizar o serviço.

“Estamos radiantes com essa tecnologia à nossa disposição”, afirma a presidente da associação de moradores da comunidade, Francisca Josefa Arguelo Lima. Ela conta que as crianças da comunidade dependem da internet para desenvolver seus estudos e que o lugar é de difícil acesso.

A comunidade Três Corações recebeu o benefício por meio de ação do Governo do Estado, por intermédio da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), que coordena projeto de tecnologia aprovado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

De posse dessa tecnologia, a Semagro consultou a Sidagro sobre qual seria o melhor local para instalar o equipamento, em uma das comunidades rurais administradas pela Prefeitura.

“Esta iniciativa visa aumentar a rede de inclusão digital que tem como objetivo geral criar conhecimento e oportunidades de negócios para as potencialidades das regiões onde as salas estarão instaladas, visando o desenvolvimento sustentável do Mato Grosso do Sul”, afirma a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semagro, Marina Dobashi.