A obra ‘Monumento ao Sobá', localizada na de Campo Grande e de autoria do artista plástico Cleir Ávila, obteve autorização para captar até R$ 167.194,17 para sua revitalização, conforme portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (6).

Conforme portaria, o projeto foi homologado para seguir à fase de obtenção de doações e patrocínios, com base nas disposições legais do Pronac (Programa Nacional de Apoio à ) e tem prazo de captação a contar desta terça-feira (6) até o dia 31 de dezembro de 2021.

O projeto submetido à Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura está sob responsabilidade de Débora Belalian Figueiró. Ele é descrito como um dos principais pontos turísticos da cidade de Campo Grande e padece sem revitalização desde sua instalação, no ano de 2009.

A obra, que homenageia a imigração japonesa em Campo Grande, representa o sobá, prato típico e patrimônio cultural da cidade. Em 2015, o ‘Monumento ao Sobá' passou por intervenção não autorizada pelo autor. A situação causou indignação de Cleir, que na ocasião lembrou que obras são regidas por direitos autorais. “É imoral alguém achar que pode passar por cima da obra de arte”, destacou.