Com uma nova cepa confirmada no Brasil, Mato Grosso do Sul intensificou a testagem de Covid-19 em municípios da fronteira. Divisa com outros países podem facilitar a entrada da variante da Índia no Estado.

Assim, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou ao Jornal Midiamax que o MS“tem realizado o teste de antígeno nos municípios de fronteira”. Com isso, o estado pode “agilizar a detecção de pessoas com a Covid-19e dar maior agilidade nas ações de prevenção e controle”.

Além disso, o Estado realiza sequenciamento genômico das variantes da Covid-19. Por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de MS, a SES encaminhou aos municípios um comunicado em relação à nova variante.

Então, para todos os cidadãos, moradores e visitantes, a SES reforça a “necessidade da continuidade das ações de distanciamento social na prevenção ao coronavírus”. Para enfrentar a nova variantes, MS recebeu “orientações da Rede do Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde”.

A SES lembrou que o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enviou um ofício ao Ministério da Saúde, para que haja fortalecimento de ações contra as novas variantes. Entre as ações solicitadas está: a instauração imediata de maior rigor no sistema de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras; a exigência obrigatória de quarentena de 14 dias para os passageiros oriundos de países com alta prevalência de variantes de atenção do coronavírus; aquisição e distribuição dos testes de antígenos a todas a unidades da federação; e a ampliação da Rede Nacional de Vigilância Genômica.

Pensando em viajar? De acordo com a SES, para sair do Brasil é importante pesquisar sobre o cenário de pandemia do local. Na Índia, a incidência de Covid-19 é de 410 mil casos para cada 100 mil habitantes.

Ou seja, o país está classificado como nível 4 de incidência de casos, muito alto. Deve evitar qualquer viagem para este destino, conforme recomendação da CDC (Centers for Disease Control and Prevention).