Ao Jornal Midiamax

Infectados

Casos registrados no interior de MS

No início do ano, 100 bois apareceram mortos e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), chegou a emitir alerta na região noroeste de Mato Grosso do Sul, avisando dos riscos de morcegos-vampiros transmissores da raiva.

Em imagem de satélite na época mostrou os pontos que poderiam abrigar possíveis abrigos desses mamíferos, estão 8 dos 10 casos de raiva em bovinos confirmados desde julho de 2020 em Cassilândia e Paranaíba. Todos têm em comum a localização em região de morro (local com grande oferta de possíveis abrigos aos morcegos-vampiros).

Para controlar a situação e até evitar que pessoas sejam contaminadas com a raiva, que não tem cura e pode levar à morte, equipes da chegaram a capturar 505 morcegos transmissores da doença. Ainda, realizaram a vigilância em 589 propriedades rurais e vistoriou cerca de 163 abrigos.

Em Aquidauana, foram confirmados 2 casos de raiva em Aquidauana, sendo 1 na região do CEPA/Camisão em dezembro de 2020 e outro em Cipolândia, em janeiro de 2021 com o relato de 10 animais mortos.