Pular para o conteúdo
Cotidiano

Momento é de precaução, diz Saúde de MS com proximidade do Carnaval 2022 e variante Ômicron

Secretaria planeja reuniões e defende cautela com eventos com aglomeração, inclusive com o réveillon
Arquivo -
“A posição nossa é de precaução contra qualquer evento
“A posição nossa é de precaução contra qualquer evento

O ano já está chegando ao fim e começam as discussões sobre a possibilidade de realizar o 2022 em Mato Grosso do Sul. O município de Campo Grande já anunciou que a folia será cancelada e a posição da SES (Secretaria de Estado de Saúde) também é de precaução. Com a vacinação caminhando a passos lentos e a descoberta da nova variante Ômicron, reuniões serão realizadas para definir a realização do Carnaval no interior de Mato Grosso do Sul. 

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, diz que o momento é de preocupação no mundo todo devido à descoberta de uma nova variante com 50 mutações, a Ômicron. Para o titular da SES, é preciso cautela ao realizar eventos com aglomeração. 

“A posição nossa é de precaução contra qualquer evento, seja réveillon, seja Carnaval, que possa levar a aglomerações. O mundo todo está apreensivo com o que está acontecendo na Europa, fruto de uma onda de não vacinados, e agora essa mutação descoberta na África do Sul, a Ômicron, alerta a todos nós”, reforçou. 

Para debater sobre a possibilidade de realizar o Carnaval em fevereiro de 2022, a SES planeja reuniões com secretários de saúde de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. “Vamos ter reuniões para que a gente possa ter uma posição, para levar ao comitê do Prosseguir. Todas as decisões serão consensuais”, explica. 

Por enquanto, o foco é vacinar o máximo de pessoas possível. Resende afirma que a imunização tem caminhado a passos lentos no Estado e tem acontecido com um ritmo muito aquém do desejado. O objetivo é focar em vacinar os grupos que ainda não alcançaram a meta, como a 3ª dose nos idosos e finalizar a imunização dos adolescentes. 

“Agora, com o reforço para todos abaixo de 60 anos, também faremos o esforço para que todos vão até as unidades de saúde, o que não está acontecendo. A vacinação está avançando lentamente no nosso estado”, disse o secretário. 

Carnaval cancelado em Campo Grande

Para quem já se preparava para curtir o Carnaval do ano que vem nas ruas de , vai ser preciso rever os planos. Isso porque o prefeito (PSD) anunciou que Campo Grande não terá Carnaval de rua em 2022. A decisão levou em conta, segundo o prefeito, a preocupação das autoridades de saúde com a Covid-19.

“Estamos retomando, de maneira gradual, a nossa vida normal, mas ainda vivemos a incerteza do afastamento do perigo da Covid-19 e o surgimento de novas variantes, que preocupam técnicos em saúde do mundo inteiro. Em razão disso, em Campo Grande, optamos por não ter Carnaval de rua. Seria imprudente e irresponsável contrariar a ciência e colocar em risco a saúde da nossa gente”, justificou o chefe do executivo.

Com nova variante, ‘todo cuidado é pouco’

Mas, afinal, Mato Grosso do Sul deve se preocupar com o surgimento da variante Ômicron? Considerando uma das taxas de imunização mais altas do país, com 70% da população geral imunizada e 89% dos adultos com as duas doses tomadas, MS conquistou uma posição considerada ‘confortável’ na pandemia, com uma média móvel de mortes abaixo de dois. Mesmo assim, o infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, avalia que uma nova variante oferece riscos. 

“Com certeza [há riscos]. Ainda não temos dados em relação ao escape da resposta imune, então todo cuidado é pouco neste momento, principalmente para reduzir a transmissão”, reforça o médico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo

Perseguição em Campo Grande termina com apreensão de uma tonelada de maconha

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Taboão Magnus

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

A vitória do Cruzeiro começou a ser construída ainda no primeiro tempo

Polícia

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Discussão por causa de uma dívida de R$ 50

Esportes

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foi sacramentada após a derrota de 2 a 0

Polícia

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

No distrito de Nova Itamarati