Cotidiano

Ministério dá aval e MS vai retomar vacinação contra Covid-19 por idade

Todos de MS são incluídos na vacinação, que agora segue por faixas etárias

A partir de agora, 70% das doses que MS recebe serão aplicadas de acordo com idade.
A partir de agora, 70% das doses que MS recebe serão aplicadas de acordo com idade. - Foto: Leonardo de França | Midiamax

Nesta quinta-feira (27), Mato Grosso do Sul recebeu aval da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), do Ministério da Saúde, para vacinar a população geral do Estado. Assim, a imunização contra Covid-19 em MS deve seguir faixa etária, incluindo todos os sul-mato-grossenses. 

Com a decisão, na sexta-feira (28), a SES (Secretaria do Estado de Saúde) já deve publicar resolução com detalhes e autorização para que os municípios adotem a medida. Segundo a Secretaria, a vacinação contra Covid-19 por faixa-etária vai começar pelo grupo de 55 a 60 anos.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a vacinação por idade torna o acesso da população à vacinação mais democrático. “Vacinando por faixa etária garante o acesso de todos a imunização e ajuda a ampliar cada vez mais a imunização da população de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Então, como os municípios ainda não completaram a vacinação de todos os 28 públicos prioritários listados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização), 30% das doses serão destinadas para a continuação da imunização desses grupos. Assim, 70% das vacinas serão destinadas para aplicação por faixa etária.

A SES apresentou a proposta de vacinação por faixa etária em reunião com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). O encontro foi realizado na quarta-feira (26) e MS aguardava apenas a aprovação na CIT para iniciar a vacinação da população geral contra a Covid-19. Lembrando que a CIT é uma comissão com representantes do Ministério da Saúde, Conass e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Jornal Midiamax