Cotidiano

Mesmo sem data definida, estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2021

Confira se você pode pedir e o passo a passo do processo

Fábio Oruê Publicado em 17/05/2021, às 14h21

Prova deve ser feita somente no ano que vem
Prova deve ser feita somente no ano que vem - Foto: Arquivo/ Jornal Midiamax

Futuros candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (17). Também começou a correr o prazo para quem precisa justificar ausência na edição anterior da prova.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), Os dois procedimentos devem ser realizados na Página do Participanteaté o dia 28 de maio. O candidato que deseja justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 deve informar o número do CPF, data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos.

“Para a isenção da taxa, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos: estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido”, informa o MEC.

Já entre os documentos exigidos, estão: Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem

Desde o ano passado, todos os participantes precisam se cadastrar no Portal do Governo Federal. Para realizar o cadastro acesse o portal e informe CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha.

Após ter feito o cadastro, o vestibulando deve acessar a Página do Participante e seguir esses passos:

  1. Acessando a Página do Participante, a robô Nanda te dará duas opções: Entrar com gob.br ou ISENÇÂO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro no gov.br. Caso já tenha feito, selecione ISENÇÃO.
  2. Feito isso, será preciso selecionar a imagem que corresponde ao objeto mencionado e em seguida informar CPF e data de nascimento. Depois basta clicar em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
  3. Ao entrar no sistema, uma tela vai mostrar os estudantes que possuem direito a isenção da taxa. Se você se encaixar nas condições, aceite os termos e prossiga.
  4. Em seguida, confirme seus dados pessoais, confira se as informações estão corretas e clique em PRÓXIMO.
  5. Informe o seu CEP e endereço.
  6. Feito isso, informe se já terminou ou não o ensino médio. São quatro opções.
  7. Coloque se estuda ou estudou em escola pública, ou estudou em colégio particular com ou sem bolsa ou se nunca frequentou a escola.
  8. Caso tenha marcado a opção que concluiu o ensino médio é preciso indicar se a conclusão foi pelo Encceja ou não.
  9. Informe o tipo de ensino e o ano de conclusão do ensino médio.
  10. Indique se possui ou não o Número de Identificação Social (NIS). 
  11. Verifique e confirme todos os dados preenchidos até aqui.
  12. Preencha o questionário socioeconômico. São 25 perguntas.
  13. Coloque um e-mail e telefone celular para contato. Não é obrigatório informar telefone fixo.
  14. Envie uma foto digital de frente, recente e, de preferência, de fundo branco.
  15. Por fim, confirme novamente todos os seus dados e marque a opção “Confirmar meus dados para solicitação de isenção do Enem 2021” e clique em enviar solicitação.
Jornal Midiamax