Mesmo com o decreto municipal de ‘fecha tudo', para os serviços não essenciais, nesta segunda-feira (22), de secretarias do Governo do Estado trabalharam normalmente nas secretarias, no , em . Conforme denúncias enviadas ao Jornal Midiamax.

Segundo uma servidora, que preferiu não se identificar, o expediente seguiu normal desde às 7h. “Mais uma vez a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), descumpre o decreto. Todos os funcionários trabalhando. O estacionamento já mostra que está cheio”, disse.

Outra reclamação seria de que cerca de 30 servidores da SED (Secretaria Estadual de Educação), foram trabalhar na sede do órgão.

A reportagem foi até as secretarias e constatou funcionamento e movimentação em todas as secretarias, exceto na (Secretaria de Estado de Fazenda). Uma funcionária da limpeza informou “está funcionando”.

Na sexta-feira (19), a Segov (Secretaria Municipal De Governo E Relações Institucionais), publicou no Diário Oficial a suspenção dos trabalhos presenciais nos órgãos e entidades públicas do Poder Executivo, de 22 a 26 de março, por conta da normativa municipal, para tentar frear a pandemia de coronavírus.

“Cabendo ao dirigente máximo da Pasta estabelecer de forma remota a prestação dos serviços públicos e de atendimento à população”.

O decreto não se aplicaria apenas aos serviços públicos de saúde, segurança, assistência social, casas de abrigo, infraestrutura, fiscalização sanitária, tributária, ambiental e metrológica.

O que diz o Governo

Em resposta ao Jornal Midiamax, a SED (Secretaria de Estado de Educação) informou que durante esta semana haverá trabalho presencial de alguns setores da secretaria.

“Apenas os setores com demandas emergenciais e/ou inadiáveis – e que não possam ser realizadas de forma remota – estarão em funcionamento no Órgão Central, sem atendimento ao público externo. Esse trabalho é realizado de forma escalonada e respeitando todos os protocolos de biossegurança”, informou.

A Agesul informou que a execução do serviço público de infraestrutura é considerada essencial, com previsão tanto no decreto municipal como no estadual. Ainda assim, a agência está funcionando em regime de escala e de teletrabalho, com número reduzido de servidores. Durante este período, o atendimento ao público está interrompido.