A tão esperada chuva deve acontecer nesta quarta-feira (8) em grande parte de Mato Grosso do Sul, principalmente, no extremo sul da região sudoeste.

Conforme o Clima Tempo, a chance dela chegar no período da tarde é de 90%. 

Já segundo o (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo começa mesmo a mudar à tarde, porém, somente à noite devem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas. 

Além disso, a meteorologia ainda indica que a frente fria será mais intensa na quinta-feira (9) e poderá chegar aos 10 graus em Sete Quedas – extremo sul de MS. Em Ponta Porã e cidades na região da fronteira com o também devem sofrer influência forte da frente fria.

A mínima por lá deve ser de 12 graus e a máxima não ultrapassa os 18 na quinta-feira (9). 

Já em Campo Grande, os termômetros variam entre 16 e 26 graus na quinta, mas sem previsão de chuva. Na sexta, o tempo volta a esquentar e o próximo fim de semana pode ter calor acima dos 33 graus. 

Clima seco 

A maioria das cidades do Estado já está em alerta para o tempo seco nesta terça (7). Ao todo, 54 cidades do Estado foram avisadas sobre a baixa umidade do ar e o alerta fica vigente até a noite.

O aviso foi publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que alerta para a umidade relativa do ar. Os índices de umidade do ar ficarão entre 20% e 12% em MS.

O Instituto alertou para o risco de incêndios florestais e à saúde. O índice de umidade indicado para a saúde humana varia de 60% a 80%, por isso o tempo seco pode acabar provocando o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As orientações para esta terça (7) são: beber muito líquido, evitar a prática de atividades físicas, evitar exposição solar nas horas mais quentes do dia, usar hidratante na pele e umidificar o ambiente.