Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com pausa nas chuvas, nível do rio Aquidauana se mantém acima da média

Mesmo com a pausa nas chuvas intensas, o nível do rio Aquidauana mantém alta de 725 centímetros, conforme o monitoramento em tempo real da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). No trecho do distrito de Palmeiras, o nível marca 507 milímetros, ainda na manhã desta quinta-feira (18), a medição apontava 531, ou seja, […]
Arquivo -

Mesmo com a pausa nas chuvas intensas, o nível do rio mantém alta de 725 centímetros, conforme o monitoramento em tempo real da ANA (Agência Nacional de Águas e ).

No trecho do distrito de Palmeiras, o nível marca 507 milímetros, ainda na manhã desta quinta-feira (18), a medição apontava 531, ou seja, em 4 horas, cerca de 24 cm baixou na régua de monitoramento. Já no trecho de , o nível da água continua alto, sendo que apenas 1 centímetros foi reduzido em 4 horas.

O boletim diário da Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), estão monitorando as estações Palmeiras, Aquidauana e , pois continuam em alerta, devido a cota acima da média normal dos rios.

A estação Mt-738 atingiu o nível de emergência e foi emitido um aviso de evento crítico, com possibilidade de enchente e , que poderia atingir famílias ribeirinhas que moram próximo as áreas de alerta.

A prefeitura municipal fez um levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas nos últimos dias. Várias pontes que dão acesso a estradas vicinais caíram. Os primeiros locais já vistoriados foram na região do Distrito de Cipolândia, Furnas dos Baianos, distrito de Piraputanga, e a BR 419, na região da Ponte da Pirainha.

Mesmo com pausa nas chuvas, nível do rio Aquidauana se mantém acima da média
Cerca de 6 pontes sofreram danos. (Foto: Divulgação)

Alguns pontos foram interditados por conta das erosões; 06 pontes de madeira que tiveram suas cabeceiras destruídas região do Taboco, Furnas dos Baianos e Distrito de Cipolândia. “Estamos atentos e preocupados com a situação das chuvas na cidade e na zona rural. Solicitei às nossas equipes o total empenho para atender todas as famílias que foram prejudicadas com as chuvas e devolver o trafego nas estradas vicinais e cobrar do DNIT a atenção urgente com a BR 419”, disse o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB).

Normalmente e anualmente, até o período de março, a cidade registra cheias e aumento nas chuvas. Ainda segundo a prefeitura, pode ocorrer atrasos na manutenção e ser possível apenas medidas paliativas, enquanto os temporais atingirem a cidade.

“Para a execução de medidas definitivas após o período de chuvas, o município precisa de respaldo com decreto de situação de emergência, para facilitar e agilizar a contratação de serviços para recuperação de estradas e pontes. A prefeitura executa as vistorias, capta imagens e elaborará o relatório dos danos para justificar legalmente o decreto de situação de emergência a nível municipal”, comunica, em nota.

A prefeitura também alega que o serviço de recuperação da BR-419 compete ao DNIT, por se tratar de uma rodovia federal e afirma já ter informado sobre a situação calamitosa e solicitado a intervenção com urgência. As estradas vicinais e pontes de competência do município, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento terão os serviços de recuperação iniciados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados