Pular para o conteúdo
Cotidiano

Colapso: Mesmo com mais leitos e recorde de mortes, MS tem 102% de ocupação de UTIs

Dia após dia Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes causadas pelo coronavírus e ocupação de leitos. Nesta quarta-feira (17) não foi diferente, o Estado registrou 42 mortes em 24h causadas pela doença. Leitos de MS foram ampliados e com os óbitos, vagas deveriam ser liberadas. No entanto, a situação é crítica e o […]
Arquivo -

Dia após dia Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes causadas pelo e ocupação de leitos. Nesta quarta-feira (17) não foi diferente, o Estado registrou 42 mortes em 24h causadas pela doença. Leitos de MS foram ampliados e com os óbitos, vagas deveriam ser liberadas. No entanto, a situação é crítica e o Estado atingiu superlotação de 102,71% nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para .

De acordo com o Painel Mais Saúde, são 479 leitos de UTI para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Covid-19 em MS. Porém, 491 pacientes em estado grave da doença são atendidos pelas unidades hospitalares. Assim, são 12 pacientes sendo tratados, além da capacidade do Estado.

Os dados utilizados são de monitoramento do painel até às 18h40 desta quarta-feira (17). Até às 17h40, eram 474 leitos de UTI com pacientes. Ou seja, em 1h foram 17 novas internações no Estado. Nos leitos clínicos, a lotação é de 65,84%. São 1.086 unidades existentes e 715 vagas sendo utilizadas.

Há seis dias, MS tinha apenas duas vagas de UTI para pacientes Covid-19. Então, os leitos foram ampliados e na última segunda-feira (15), eram 35 disponíveis para novas internações. Muito mais rápido do que a abertura de leitos é a infecção e agravamento do quadro do coronavírus.

Colapso: Mesmo com mais leitos e recorde de mortes, MS tem 102% de ocupação de UTIs
Índice de lotação das UTIs Covid-19 em MS nesta quarta-feira (17). Foto: Mais Saúde.

Então, nesta quarta-feira (17), o Estado bateu o recorde de mortes em 24h e número de pacientes em estado grave da Covid-19. São 921 pessoas hospitalizadas por causa do coronavírus em todo o MS.

Mortes liberam leitos

Com o cenário crítico, o secretário Geraldo Resende ressaltou que as vagas que surgem em leitos de UTI são em decorrência da morte dos pacientes que estavam internados. Resende explica que a situação da não depende da quantidade de leitos abertos.

Assim que os leitos são habilitados, são ocupados logo em seguida. Então, a desocupação dos leitos só tem acontecido quando o paciente morre.

“Os leitos que estão vagando, infelizmente, temos que ser muitos claros: são os leitos dos óbitos. Quando morrem 42 sul-mato-grossenses, vagam 42 leitos em UTIs. Vivemos essa realidade”, disse o titular da SES. No entanto, em relação ao aumento de internações e alta ocupação nos leitos, podemos ver que mais pessoas agravam casos em MS do que vagas são liberadas. 

Então, o secretário destacou que a situação é tão crítica que, 21 pacientes intubados recebendo tratamento improvisado na ala vermelha do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). O hospital, que é referência no tratamento do coronavírus, já chegou ao limite máximo de ocupação. Assim, muitos pacientes ficam em locais improvisados, desde os pronto-socorros até as salas de cirurgia.

Hospitais privados também estão ficando lotados e logo não poderão atender as novas internações em MS. “Estamos prestes ao colapso total na área de saúde pública. Estamos vivendo a pior tragédia sanitária e hospitalar da história do Brasil, que tem repercussão em Mato Grosso do Sul”, disse Resende.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga