Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo após restrições e novos leitos, ocupação de UTI covid sobe para 103% em MS

Apesar de medidas para desafogar sistema de saúde, hospitais continuam superlotados
Arquivo -

Mesmo após 10 dias de restrições ao comércio e serviços e ampliação do toque de recolher, está com taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) maior. O número subiu dos 100% no início do decreto para 103% na manhã desta segunda-feira (05).

Conforme o painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde), no dia 26 de março, 1º dia de restrições a atividades consideradas não essenciais, MS tinha disponível 533 leitos críticos para pacientes com covid. Até então, todos estavam ocupados.

Dez dias depois, nesta segunda-feira, os dados repassados pelos próprios hospitais indicam que há superlotação de 103,49%. Isso significa que, dos 573 leitos da rede hospitalar do Estado, há 593 pacientes. Ou seja: o sistema de saúde está atendendo além da capacidade. 

Isso sem contar a fila de pacientes à espera de uma vaga, que até o final da semana passada estava em média de 180 por dia, tanto para leitos clínicos quanto para UTIs.

Em , o cenário é quase o mesmo. Apesar de estar com restrições desde o dia 22 de março e número maior de leitos críticos, a taxa de ocupação permaneceu praticamente estável. No início das restrições, a ocupação em leitos UTI exclusivos para covid estava em 105,5% para as 235 disponíveis. Na manhã desta segunda-feira (05), apesar dos 331 leitos, a taxa estava em 104,53%.

O mesmo acontece em , que viu o índice de ocupação de leitos UTI com pacientes covid subir de 89% para 93% no período de vigência do decreto estadual. No mesmo intervalo de tempo, a rede hospitalar incorporou 5 novas vagas.

Três Lagoas também ganhou 5 novos leitos UTI para covid durante os dez dias, mas continuou com 100% das vagas ocupadas. Em Corumbá, a situação também é de superlotação. No período, houve diferença apenas nas vagas UTI para os demais casos, que caíram de 100% para 77%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Igor Cabral é transferido para presídio após dar mais de 60 socos na namorada

Gerson aposentados presidente alems assembleia carne

Missão Ásia e projetos econômicos são destaques do 2º semestre, diz Gerson Claro

SP: Mulher morre carbonizada durante incêndio em comunidade sobre palafitas

Com mais fins de semanas, agosto já desespera os brasileiros: ‘Vai faltar salário e sobrar dias’

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Confira o que cada time precisa fazer no jogo de volta das oitavas para seguir na Copa do Brasil

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cidade de Maria recebe fiéis para 23ª Festa de Nossa Senhora da Abadia em Campo Grande

Vila Morena se transforma em Cidade de Maria para receber fiéis, entre os dias 15 e 24 de agosto

Conteúdo de Marca

Shih-tzu: a raça de cães dóceis, companheiros e cheios de personalidade

Por: Bruna Bozano

Cotidiano

Associação vai selecionar pacientes para receberem implante dentário

Ficou interessado? Confira como se candidatar

Polícia

Morto em confronto com o Garras no interior de MS era membro de facção criminosa

‘Pingo’ tinha passagens por roubo, homicídio, posse de arma de fogo, tráfico de drogas, lesão corporal e ameaça