Quem chegou cedo para uma consulta agendada nesta sexta-feira (24) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Silvia Regina, em Campo Grande, teve uma surpresa. Pacientes chegaram para atendimento nesta manhã e foram informados que não havia médicos no local, pois todos estariam fazendo um curso. A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os médicos participam de uma capacitação em saúde mental. 

A auxiliar administrativa Celina Peralta relata que levou o pai de 82 anos para consulta logo cedo, atendimento que já estava marcado desde terça (21). Contudo, não havia profissional disponível para a consulta. “Quando a assistente social pediu para se dirigir até o balcão, fomos informados que não teria atendimento, pois não havia médicos na unidade”, relata. 

Celina afirma que a informação dada no balcão era de que os médicos estavam em um curso. “Questionei sobre isso, pois o curso não é marcado do dia para a noite. Apenas disseram que a médica avisou hoje de manhã”.

Em nota, a Sesau explicou que os médicos participam de uma capacitação em saúde mental na própria secretaria. A informação é de que a unidade conseguiu contatar apenas alguns pacientes que foram avisados previamente. Os que compareceram nesta manhã foram orientados a retornar na segunda-feira (27). 

“A maioria dos atendimentos programados é de rotina, portanto não há prejuízo em relação à assistência. Os demais serviços da unidade, como atendimento em enfermagem, odontológico e vacinação, estão funcionando normalmente”, reforçou a Sesau.