A chuva chegou e trouxe alguns efeitos no Centro e outras regiões de . Os trechos das Ruas Rui Barbosa e 13 de Maio com a Cândido Mariano já contam com problemas no funcionamento dos semáforos. Além disso, ventos intensos derrubaram itens da decoração de Natal na e fez com que pedestres procurassem abrigo nas lojas e comércios. Também há registro de queda de árvore, mas sem gravidade ou prejuízos às estruturas, por enquanto.

Regiões da Rui Barbosa, Manoel da Costa Lima e (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) possuem alguns pontos de alagamento. Novo alerta de perigo potencial de tempestade abrange todo Mato Grosso do Sul, de acordo com aviso divulgado pelo (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (29). O aviso segue até às 11h de quinta-feira (30).

Os riscos potenciais são de chuva entre 20 e 30 mm (milímetros) ou até 50 mm por dia, com ventos intensos de 60 km/h (quilômetros por hora), bem como queda de granizo. Entretanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, danificações nas plantações, queda de galhos de árvores ou alagamentos. 

Pedestres improvisaram sacolas como guarda-chuvas para se protegerem. (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)

 

Recomendações

Para evitar situações de risco durante a tempestade, o Inmet recomenda:

  • Não buscar abrigo debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, há riscos de descargas elétricas;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos na tomada;
  • Em caso de dúvida, buscar mais informações com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).