A Prefeitura de inaugurou nesta quarta-feira (3) o de vacinação contra a Covid-19 para atendimento do público idoso. A estrutura, montada no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, inicialmente vai atender de segunda a sábado, das 13h às 17h. Idosos que forem vacinar no local precisam de cadastro prévio e agendamento.

Marquinhos inaugura 'drive-thru' de vacinação contra Covid-19 com capacidade para 200 imunizações por dia
Prefeito acompanha inauguração do polo de vacinação | Foto: Leonardo de França, Midiamax

Para o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o ponto de vacinação será para trazer mais comodidade e agilidade aos moradores idosos.

“Até porque a faixa etária já não tem a mesma força muscular da juventude. O drive-thru conta com uma equipe especializada e que vai permanecer até o final do calendário de vacinação”, disse.

No sábado (6), um novo lote do imunizante estará abastecendo as unidades de saúde. O secretário José Mauro Filho comentou que o ponto de vacinação inaugurado pode imunizar até 200 pessoas no dia.

A vacinação do drive-thru acontece somente com o idoso dentro do veículo e a entrada é somente pela Rua Arapoti. Quando acessa o local, o idoso passa por uma triagem e é encaminhado, dentro do veículo, até um dos quatro boxes. O atendimento demora cerca de 4 minutos.

Marquinhos inaugura 'drive-thru' de vacinação contra Covid-19 com capacidade para 200 imunizações por dia
Maria Augusta Ribeiro | Foto: Leonardo de França, Midiamax

Uma das primeiras a ser imunizada, Maria Augusta Ribeiro, 96 anos,  disse que estava ‘numa alegria enorme', pois aguardava há meses a vacinação com o vírus. “Oro toda a noite pelos funcionários que estão cuidando de nós. Estou muito feliz. Quero viver mais pela minha família”, disse.

É necessário cadastro no site disponibilizado pela , clicando aqui, e o agendamento é providenciado posteriormente através de ligação. Vale lembrar que o agendamento é somente para o drive-thru, nas unidades de saúde os atendimentos seguem com procura espontânea entre às 13h e 17h. 

“Podemos ampliar [o atendimento] de acordo com a necessidade, quando recebermos mais doses e a população ficar mais densa”, disse. Além disso, o secretário pontuou que o objetivo é ampliar a vacinação para as 55 unidades de saúde.

Com a vacinação nas unidades e no drive-thru, a Sesau também mantém 20 unidades móveis para atender 4 mil idosos acamados acima de 60 anos. A vacinação acima de 80 anos acontece até o dia 12 de fevereiro e a estimativa é que 18 mil idosos sejam imunizados.

Campo Grande recebeu, no primeiro lote, 26 mil doses da CoronaVac. No segundo, 9,3 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca e no terceiro, mais 3,6 mil doses da CoronaVac.

(Matéria editada às 21:31 para acréscimo de informação)

Confira o calendário de vacinação dos idosos com idades acima de 80 anos:

Marquinhos inaugura 'drive-thru' de vacinação contra Covid-19 com capacidade para 200 imunizações por dia