Nesta terça-feira (8), mais cinco pacientes Covid-19 foram transferidos para tratamento da doença em São Paulo. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), possui 21 pacientes internados em outros estados.

Foram três pacientes transferidos de Campo Grande e dois de São Gabriel do Oeste. As transferências são autorizadas pelas famílias e o translado até a Base Aérea de Campo Grande é feito por ambulâncias.

A decolagem estava prevista para às 16h desta terça-feira (8), o transporte acontece em avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Eles vão pousar no aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo (SP). Os pacientes sul-mato-grossenses serão encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

Assim, a Central Estadual de Regulação acredita na possibilidade de novas transferências. Pois, o Estado realiza tratativas para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o Estado do Amazonas.

MS iniciou a transferência de pacientes por conta do momento crítico da pandemia. O Estado voltou a marcar a superlotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusiva para Covid-19.

Transferidos para outros estados

Nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sendo sete de Dourados, um de Bonito e um de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado. No domingo (6), mais cinco pacientes foram transferidos para tratamento da Covid-19 fora de MS.

Foram dois pacientes de Campo Grande e três de Maracaju, todos levados para São Paulo. Com os cinco transferidos nesta terça-feira (8), MS totaliza 21 pacientes de MS enviados para internação em hospitais de Rondônia e São Paulo.

Dos transferidos, dois acabaram falecendo em outros estados. A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu na noite desta segunda-feira (7), em Porto Velho (RO).

Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense na sexta-feira (4). Já o segundo óbito é de um homem de 53 anos, de Maracaju, que faleceu nesta terça-feira (8). Ele estava internado em São Paulo, no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no último domingo (6).