Para quem já não aguenta mais os dias de tempo fechado e , as notícias não tão promissoras em Mato Grosso do Sul. Assim como em janeiro e fevereiro, a chuva deve ser rotina para os moradores também em março. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) aponta que março será um mês de chuvas acima da média e em MS. 

O Centro apurou a previsão com dados de climatologia do (Instituto Nacional de Meteorologia) e afirma que o esperado de chuva para MS durante o mês de março varia entre 125 a 200 milímetros, com os maiores acumulados se concentrando nos setores norte e nordeste do Estado.

O clima será bastante diferente de março do ano passado, que foi marcado pela estiagem. Vale lembrar que MS chegou a registrar incêndios no Pantanal no mês de março do ano passado. “Março de 2021 promete ser chuvoso em grande parte do Estado com acumulados expressivos e acima da média”, mostra previsão do Cemtec.

As chuvas devem se concentrar principalmente na região centro-norte de MS, por isso moradores podem esperar mais dias de chuva com formação de instabilidades ao longo do mês. “Recomenda-se atenção com chuvas intensas, alagamentos e enxurradas temporárias, elevação no nível dos rios e grande atividade elétrica que favorece a queda de raios durante o mês de março”, diz. Somente a região Sul deve ter chuvas abaixo da média.

Com relação às temperaturas, os sul-mato-grossenses podem esperar um mês de março com calor, com temperaturas entre 18º e 35ºC. As cidades com calor mais intenso devem ser da região pantaneira de MS. 

“As elevadas temperaturas com picos de 37°C e alta umidade favorecem a formação das instabilidades e ocorrência de chuva, como mostrou na análise de precipitação. Exceto a região do bolsão em que as temperaturas poderão apresentar valores dentro da normalidade esperada para o mês”.