Cotidiano

Liberada consulta ao Auxílio Emergencial; saiba se foi aprovado

Quem teve pedido recusado tem dez dias para recorrer

Da Redação Publicado em 02/04/2021, às 21h54

Aplicativo Auxílio Emergencial, da Caixa.
Aplicativo Auxílio Emergencial, da Caixa. - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Candidatos a receber a nova rodada do Auxílio Emergencial já podem consultar se foram aprovados para o benefício. Segundo o jornal Agora São Paulo, o serviço estava previsto para quinta-feira (1º), mas só foi liberado nesta sexta-feira (2).

Os sistemas que disponibilizam as informações sobre a elegibilidade podem ser acessados por três canais.

Pelo link do Ministério da Cidadania e da Dataprev, é possível consultar se foi aprovado. Já no link da Caixa, constam informações sobre o pagamento do auxílio.

Recurso

Os beneficiários que fizerem a consulta e sejam considerados inelegíveis ao benefício terão dez dias corridos para fazer as contestações, informa o Ministério da Cidadania.

Para isso, é preciso clicar em “Contestar”. O sistema aceitará apenas critérios passíveis de contestação, ou seja, aqueles em que é possível haver atualização de bases de dados da Dataprev, onde são processados os auxílios, a exemplo do que já ocorria no ano passado.

Após o recebimento da primeira parcela, caso o pagamento venha a ser cancelado em função do processo de reavaliação mensal, o beneficiário também poderá contestar a decisão. Além disso, as parcelas canceladas poderão ser revertidas mediante decisão judicial ou processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania.

Jornal Midiamax