Cotidiano

Jaraguari aplica 300 doses no primeiro dia com vacinação aberta para toda população adulta

Qualquer habitante com 18 anos ou mais pôde ser imunizado contra a covid-19 neste domingo (6) no município

Jones Mário Publicado em 06/06/2021, às 18h02

Jovem é imunizado contra a covid-19 em Jaraguari
Jovem é imunizado contra a covid-19 em Jaraguari - Divulgação/Assecom-Pref

Aproximadamente 300 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 neste domingo (6) em Jaraguari - município distante 56 quilômetros de Campo Grande. Foi o primeiro dia de imunização aberta para toda a população adulta na cidade, ou seja, com 18 anos ou mais e sem qualquer comorbidade.

Segundo divulgou a prefeitura local, as vacinas foram aplicadas na ESF (Estratégia Saúde da Família). As doses são de lote da Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Presente no polo de saúde, o prefeito Edson da Farmácia (PSDB) disse que a abertura para o público em geral foi possibilitada pela vacinação adiantada entre os grupos prioritários.

“Estivemos reunidos com a equipe de saúde e vimos que os outros grupos prioritários estavam com 100% de cobertura, e ainda assim haviam sobras de vacinas, sendo assim remanejamos para esta faixa etária”, disse o gestor, em publicação da prefeitura pelo Facebook.

Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Jaraguari tem 7,2 mil habitantes. O município é o primeiro do Estado a imunizar adultos saudáveis.

Conforme o "vacinômetro" da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 32,43% da população de Mato Grosso do Sul já foi vacinada com pelo menos uma dose. O percentual de imunizados em duas doses é de 13,39%.

Jornal Midiamax