Cotidiano

Já viu as datas? Saiba o que fazer se idoso perder o dia da vacina contra Covid-19

A prefeitura de Campo Grande divulgou na quinta-feira (28) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 a idosos acima de 80 anos. A imunização começa na segunda-feira (1º) em pessoas a partir de 99 anos e segue dia após dia conforme a idade de quem será imunizado. Mas, se o idoso não conseguir ou não […]

Gabriel Maymone Publicado em 29/01/2021, às 11h15 - Atualizado às 22h12

Cronograma diminuiu em duas semanas o tempo para imunizar idosos a partir de 80 anos. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)
Cronograma diminuiu em duas semanas o tempo para imunizar idosos a partir de 80 anos. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax) - Cronograma diminuiu em duas semanas o tempo para imunizar idosos a partir de 80 anos. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A prefeitura de Campo Grande divulgou na quinta-feira (28) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 a idosos acima de 80 anos. A imunização começa na segunda-feira (1º) em pessoas a partir de 99 anos e segue dia após dia conforme a idade de quem será imunizado. Mas, se o idoso não conseguir ou não puder ir naquele dia determinado, o que fazer?

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que, quem não conseguir comparecer a uma das unidades de saúde que estarão vacinando (veja a relação completa no fim da reportagem) na data determinada pelo cronograma, poderá comparecer no sábado seguinte. “Haverá também a vacinação aos sábado, visando imunizar justamente aquelas pessoas que deveriam ter ido durante a semana e não conseguiram”, pontuou.

Conforme o cronograma, a expectativa é concluir essa segunda etapa da vacinação no dia 27 de fevereiro. A ordem será decrescente, ou seja: o primeiro dia será para quem tem mais de 99 anos e a idade vai diminuindo até chegar no último dia, que será aos que têm 80 anos.

Neste momento, a prefeitura tem 3,6 mil doses da vacina, que é suficiente para imunizar apenas 20% das cerca de 18 mil pessoas com idade superior a 80 anos em Campo Grande. Entretanto, a assessoria do município garante que “o cronograma foi estabelecido conforme o planejamento para recebimento de novas doses da vacina, assim como acontecerá a partir de hoje”. finalizou.

Confira o cronograma:

Nenhuma descrição disponível.

Como será?

Conforme informações da prefeitura, a imunização acontecerá em 18 unidades de saúde estratégicas espalhadas pelas sete regiões urbanas do município. Segundo planejamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) os idosos foram separados por faixa-etária e datas em ordem de idade decrescente para evitar aglomeração nos pontos de vacinação (conforme tabela acima).

O atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento, porém a recomendação é de que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo os idosos ,  façam o cadastro no sistema desenvolvido pela Prefeitura através deste link para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação.

Pontos de vacinação:

Segunda a sexta-feira

13h às 17h

Região do Prosa

USF Mata do Jacinto
USF Estrela Dalva

Região do Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Silvia Regina

Região do Anhanduizinho

USF Botafogo
UBS Dona Neta
Clinica da Família Iracy Coelho
USF Parque do Sol

Região Lagoa

USF Batistão
Clínica da Família Portal Caiobá
USF Coophavilla

Região Segredo

UBS Coronel Antonino
USF São Francisco
USF Vila Nasser

Região Bandeira

UBS Carlota
USF Tiradentes
USF Universitário

Centro

UBS 26 de Agosto (somente a partir de terça-feira, dia 02 de fevereiro)

*inicialmente o horário de vacinação será das 13h às 17h.

Jornal Midiamax