Três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação) de estão entre os vencedores do Sexto Concurso de Redação da DPU (Defensoria Pública da União).

Nesta edição, o tema era “Entre o Céu e o Asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”. 

O concurso é destinado a todos os estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo adolescentes internados, e também adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, matriculados em escolas da Rede Pública.

O objetivo da ação é despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos, nos ambientes educacionais de ensino.

O primeiro colocado é aluno da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Três Lagoas, onde cumpre medida socioeducativa na Masculina Aurora Coimbra.

Ele foi orientado pela professora Maria Luiza Castelari e como prêmio recebeu um smartphone Xiaomi, 64 GB e uma Medalha de Honra ao Mérito da DPU.

Já em segundo e terceiro lugar, estão os alunos do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) de Dourados, onde cumprem medidas na Unei Laranja Doce.

Ambos foram orientados pela professora Andressa Bilo e como prêmio receberam smartphone, tablete e Medalhas de Honra ao Mérito da DPU. O concurso foi realizado no ano passado e as premiações entregues este mês pela Defensoria.