Pular para o conteúdo
Cotidiano

Internas do semiaberto e aberto terão berçário com banheira e água morna para bebês em Campo Grande

Após apuração da Defensoria Pública, berçário e banheiras foram instaladas nesta terça-feira (14)
Arquivo -

Um PAP (Procedimento de Apuração Preliminar) da Defensoria Pública de MS garantiu dignidade e tratamento humanizado às gestantes, lactantes e seus bebês que se encontram no Estabelecimento Penal Feminino de Regime e Aberto de . Nesta terça-feira (14), um berçário com banheira, água morna, ventilação foi inaugurado na unidade penal.

O processo de apuração e diálogo entre a Defensoria, e coordenadoras da unidade penal foi realizado por meio do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) e Nudeca (Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O PAP revelou falha no cumprimento na Lei de Execução Penal, que prevê ambiência materna adequada. Após a finalização do procedimento ficou estabelecido que a criação do espaço ocorreria no prazo de 90 dias. Nesta terça-feira (14), durante visita à unidade, foi verificada que a estrutura foi totalmente equipada com banheira suspensa, chuveiro elétrico, bancada e berço, o alojamento recebeu ainda melhorias como janela ampla possibilitando maior ventilação, bem como nova pintura e reforma do banheiro para as mães.

A coordenadora do Nudem, defensora pública Tais Dominato, pontua que, além da dignidade, o procedimento garante o cumprimento da Lei de Execução Penal. “Estávamos preocupados com a ambiência materna do Estabelecimento. Ainda que eles fiquem pouco tempo aqui porque se trata de uma unidade semiaberto, ainda que o bebê fique um dia, é importante que ele e a mãe tenham um espaço adequado. Vermos um espaço com berçário, chuveiro, água quente, banheiro, ventilação, além de cumprir o que a Lei de Execução prevê, representa dignidade”.

A coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Paulino, destaca que as crianças têm prioridade absoluta. “Temos a primeira infância que é considerada um direito básico e tem de ser garantido de forma prioritária. As crianças não podem ser punidas e precisam continuar com seus direitos garantidos como se estivem no ambiente de fora. Manter esse contato com mãe num ambiente com o mínimo de estrutura vai ao encontro dessas garantias dos direitos das crianças e garante um desenvolvimento mais adequado. Qualquer que seja a situação ainda é melhor a criança junto à mãe, do que separadas”.

O coordenador do Nuspen (Núcleo do Sistema Penitenciário), defensor público Cahuê Duarte E Urdiales, também acompanhou a inauguração. “O estabelecimento penal de semiaberto e aberto de Campo Grande é uma unidade de pequeno porte, e é mais fácil lidar com essas questões, as soluções são menores e envolvem menos custos. Então, o diálogo foi identificar a necessidade do ambiente materno e perceber que não precisa de grande esforço, precisa apenas do olhar. A conversa entre Defensoria e Agepen é fundamental para o crescimento e reconhecimento dos direitos das pessoas que cumprem pena no Estado”, ponderou o coordenador do Nuspen.

Com capacidade para receber até quatro internas, o local foi instalado pela direção do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e Aberto de Campo Grande, com recursos provenientes de suprimento de fundos e contou ainda com a doação de um berço da agente religiosa Maria do Roccio. “Hoje, vemos a importância do diálogo entre instituições e afinidade entre os poderes, tanto executivo como judiciário. Isso tem trazido avanço. Hoje, podemos testemunhar a inauguração desse berçário, que com toda certeza humaniza a pena”, finalizou o diretor-presidente Aud de Oliveira Chaves.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fãs campo-grandenses lamentam morte de Ozzy Osbourne: “Legado permanecerá vivo”

Dono de padaria famosa foi preso com insumos vencidos e queijo clandestino no Taveirópolis

Príncipe George completa 12 anos com novo retrato real

Professor Reme

PND 2025: atendimento especializado ou uso de nome social devem ser solicitados durante a inscrição

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Zelensky renova oferta de encontro com Putin, enquanto ataques russos prosseguem na Ucrânia

Últimas Notícias

Transparência

Três anos após fim de concessão, Campo Grande vai indenizar em R$ 2,5 milhões o Flexpark

Município publicou extrato de reconhecimento de dívida com empresas que operaram cobrança do estacionamento rotativo na Capital

Brasil

Com pai detido em Campo Grande, Oruam se entrega à polícia após ter prisão decretada

Rapper é acusado de associação ao tráfico, resistência, desacato e outros crimes

Cotidiano

Ginastas sul-mato-grossenses buscam apoio para competir em torneio nacional

Torneio acontece na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, entre os dias 23 a 27 de julho

Transparência

MPMS nega recurso e mantém licitação após denúncias de concorrentes

Empresas apontaram irregularidades como documentação falsa e proposta inexequível