Assim como no ano passado, o (Instituto Nacional do Seguro Social) vai antecipar o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas em 2021. Entretanto, a medida depende da aprovação da PEC Emergencial.

A PEC Emergencial já foi aprovada no Senado semana passada, mas precisa ser votada ainda pela Câmara Federal, que deve ocorrer até quarta-feira.

O ministro da Economia, , informou que já está decidido que haverá antecipação este ano, mas que é necessária a aprovação da PEC para a aprovação do orçamento.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro.

A antecipação do 13º estava prevista para os meses de agosto e setembro de 2020, mas acabou sendo adiado e deve ocorrer no início de 2021. Houve especulação de que o dinheiro seria liberado em fevereiro, mas não houve tempo para aprovar a proposta de orçamento e fechar a folha de pagamento.

Os aposentados e pensionistas tiveram um aumento no valor que recebem mensalmente no início de 2021. Foi um reajuste de 5,45%, o que elevou o teto do INSS de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57.

14º salário

Está em tramitação no o projeto do senador Paulo Paim, que cria o pagamento do 14º salário no fim do ano, para atender a esses 30 milhões de beneficiários do INSS que ficarão sem o 13º, que será antecipado.