Estudantes de cursos de licenciatura têm a oportunidade de se inscrever no projeto Tutorar: abra sua sala de aula para inovar, criado pela professora Daiani Damm Tonetto Riedner em sua participação na Academia de Inovação do . As inscrições podem feitas até 30 de janeiro preenchendo este formulário.

O projeto tem o objetivo de desenvolver um programa institucional de tutoria de tecnologia e os estudantes das licenciaturas irão atuar nas escolas públicas, apoiando os professores na adesão e incorporação de tecnologias em suas práticas pedagógicas e desenvolvendo projetos e ações inovadoras. O trabalho é voluntário e poderá ser realizado nos dias e horários que o estudante tiver disponibilidade. Ao final do projeto, será emitido certificado de horas trabalhadas e os participantes terão vaga preferencial no Curso de Aprendizagem Ativa com Tecnologias Digitais.

“O projeto Tutorar foi desenvolvido durante a minha participação na academia de Innovators no final de 2019. Ele passou por várias adaptações no decorrer de 2020, devido à pandemia. A ideia é que os nossos estudantes de licenciatura possam atuar e apoiar professores da educação básica no planejamento de práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais. O que seria feito presencialmente, agora será feito on-line”, explica a professora.

Segundo ela, o projeto é focado nos cursos de licenciatura, “pois há uma defasagem de formação em tecnologias digitais nos currículos das licenciaturas e nosso foco é diminuir essas distâncias entre a formação inicial e a atuação na educação básica”.

O trabalho está sendo feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de , a Secretaria Estadual de Educação e as secretarias municipais de Aquidauana, Naviraí, Bataguassu, Bela Vista, Bonito e Corumbá; e o sistema de gerenciamento da tutoria está em desenvolvimento na Fábrica de Software da . “Além dos professores da educação básica de todo o estado de , os professores da UFMS também poderão ser beneficiados”, afirma Daiani.

Foram gravados três vídeos que explicam a proposta de forma didática, disponíveis no site do Tutorar. Acesse também linktr.ee/tutorar para mais informações. (Informações da assessoria)