Seguem até 27 de janeiro as inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos de qualificação profissional a distância do Instituto Federal de (). Os cursos serão oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), a partir do primeiro semestre de 2021, em 14 municípios.

O número de vagas ofertadas – inicialmente, 1.240 – foi alterado no último dia 18, em virtude de uma retificação no quadro de cursos e vagas, publicada na Central de Seleção do IFMS, onde também estão disponíveis o edital de abertura e o cronograma do processo seletivo.

Com a alteração, passam a ser ofertadas 1.080 vagas para os cursos de Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor distribuídas nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, , Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ponta Porã, Sonora e Três Lagoas.

Os cursos de qualificação profissional a distância do IFMS têm duração que varia de três a cinco meses, e os estudantes participam de encontros presenciais semanais.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo, de segunda a sexta-feira, exceto em recessos e feriados.

Seleção – Os inscritos serão selecionados e classificados por eletrônico, a ser realizado no dia 2 de fevereiro sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 3 de fevereiro. No dia 22 do mesmo mês, serão divulgadas a classificação final do processo seletivo e a primeira chamada.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 3 e 5 de março. No dia 12, será publicada a lista de espera, com previsão de matrículas para o período de 15 a 17 de março. O início das aulas está previsto para o dia 22. (Informações da assessoria)