Período de adesão para que órgãos de administração prisional e socioeducativa indiquem unidades prisionais ao Enceeja PPL/2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade) termina nesta sexta-feira (4).

No documento, que também deverá ser assinado pelo secretário de Estado responsável pela instituição penais e socioeducativas, os órgãos precisam identificar um responsável para o acesso ao sistema do exame. A solicitação deve ser feita pelo e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2020”.

Cabe ao responsável pedagógico participar de todas as etapas do exame, desde a inscrição dos interessados em fazer o Encceja PPL 2020 até a divulgação dos resultados.

Entre as obrigações do responsável pedagógico estão: realizar a inscrição dos interessados; solicitar atendimento especializado e tratamento pelo para os participantes que precisarem; indicar as salas de provas onde o participante realizará o exame e divulgar as informações sobre o exame aos participantes.

Também cabe ao responsável pedagógico manter, sob sua guarda e sigilo, a senha de acesso ao sistema e os números de inscrição e de CPF dos participantes.

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

*Com informações da Agência Brasil.