Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Incêndios no Pantanal em MS triplicam e Bombeiros fazem sepultamento de animais

Bombeiros trabalham até de madrugada e chamam a atenção para morte de animais
Arquivo -
Animais encontrados carbonizados no Pantanal durante o ano de 2021
Animais encontrados carbonizados no Pantanal durante o ano de 2021

O Pantanal de viu o número de incêndios florestais triplicar em uma semana. Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), enquanto no dia 17 de agosto eram 77 focos de fogo no bioma, nesta terça-feira (24) são 312. Com tanta vegetação sendo queimada, o número de animais carbonizados chama atenção das equipes de bombeiros.

Comandante da Operação Portal do Pantanal, realizada em Porto Murtinho, o epicentro do fogo em MS, o tenente-coronel Fernando Carminati explicou que os militares envolvidos no combate às chamas ficaram sensibilizados com os animais encontrados mortos e decidiram realizar um enterro simbólico de um macaco carbonizado. “Todos os militares ficaram chocados, por mais que estejamos acostumados, imagens como esta sempre nos comovem. Decidimos realizar o enterro do animalzinho na tentativa de demonstrar a importância da fauna e da flora e de conscientizar a população dos perigos do fogo”, lamentou.

As equipes também encontraram tatus e outras espécies características da região mortas. Veja o vídeo do combate  aos incêndios e com trecho do enterro simbólico do macaco:

Efetivo reforçado

Diante do agravamento da situação, o enviou mais 36 militares para reforçar o efetivo que atua na Operação Hefesto, montada há 53 dias para combater as chamas no Pantanal.

Com isso, já são 103 homens atuando em 3 frentes de trabalho em Corumbá, sendo 1 na Estrada Carandazal, 1 na região do Mirim e outra que foi deslocada para a rodovia a 50km de Corumbá, onde um novo foco foi identificado.

Mais de 80% dos 386 focos de incêndio registrados nas últimas 24h em Mato Grosso do Sul estão no Pantanal. Somente e Corumbá concentram 283 focos de incêndio, sendo 176 e 107, respectivamente. Na sequência, aparece , com 29 focos.

Para se ter uma ideia do quanto a situação se agravou, há uma semana, MS tinha apenas 97 focos de incêndio ativos, com 47 em Porto Murtinho e 29 em Corumbá.

De acordo com a tenente-coronel Tatiane, as condições não estão favoráveis. “A vegetação fica extremamente seca e propensa à propagação de incêndios”, disse.


Cenário encontrado pelas equipes dos bombeiros é desolador – Foto: Divulgação / Assessoria do Corpo de Bombeiros

Até de madrugada

Porto Murtinho se tornou o epicentro dos incêndios em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Na sexta e sábado, o município registrou o maior número de focos de calor em 24h do país.

Conforme dados do Inpe, Porto Murtinho soma mais de 1 mil focos de incêndio em agosto, sendo que 733 foram registrados nos últimos 4 dias. O tenente-coronel Carminati disse que o combate ao fogo ocorre até de madrugada. “Ontem foi realizado combate com aeronave durante o dia, noite e madrugada. Conseguimos conter o fogo na região norte, que agora está na vigilância”, reforçou.

Com as condições adversas do tempo, outros focos surgem. “Tem fogo muito intenso na Fazenda Tereré. O fogo desceu do morro e desceu para a fazenda”, informa o tenente-coronel sobre a maior preocupação dos militares empenhados na região.


Aeronave sobrevoa região de incêndio em Porto Murtinho – Foto: Divulgação / Assessoria do Corpo de Bombeiros

Há, ainda, outros focos de calor como na região da Ingazeira, próximo à rodovia MS-280. Assim, Carminati explica que, devido às condições, os bombeiros utilizam o combate indireto. “Apesar de serem muitos focos, é uma região de carandás [espécie de árvore típica da região], então, não é possível o combate direto. Nós atuamos na proteção com aceiros e com uso de aeronaves”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
globonews demitiu daniela lima e outros dois comentaristas

O que aconteceu? GloboNews justifica demissão de Daniela Lima e dois comentaristas

Investimentos do governo em Campo Grande somam R$ 1,57 bilhão, destaca Riedel

Daniela Lima: quem é a jornalista demitida da GloboNews minutos antes de entrar no ar

Amigo de assessor morto após ser atropelado na Ernesto Geisel recebe alta da Santa Casa

Notícias mais lidas agora

Antes de matar Salvadora na frente dos filhos, marido acumulava 13 passagens pela polícia

edio bloqueio sed

Na ‘geladeira’, ex-adjunto de Reinaldo recebe salário mesmo após corrupção na SED-MS

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Grupo “Justiceiros da Fronteira” deixa bilhete com ameaças a criminosos em residência

Últimas Notícias

Transparência

Ex-prefeitos de Paranaíba são inocentados de dolo em ação sobre improbidade

MPF acusava prefeitos de 'desviarem' a função de um prédio destinado à venda de produtos artesanais

Publieditorial

A regulamentação do jogo online está mudando a indústria do pôquer no Brasil

O Brasil entrou em 2025 com 35 operadoras já detentoras de licença definitiva para jogos online, um grande salto em relação às 14 autorizações iniciais concedidas pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) no fim de 2024.

Cotidiano

Prepare o casaco: MS pode ter temperaturas abaixo de 4°C e geada nesta semana

A previsão é de tempo firme na maior parte do Estado a partir de terça-feira (5), mas o Centro não descarta chuvas isoladas

Polícia

VÍDEO: Morto esmagado em vão de porta, João Pedro foi percussionista e cativava colegas em MS

Padeiro, como era conhecido, era dedicado e inspirava colegas de banda