Após cercar a cidade de Bela Vista, a 326 quilômetros de Campo Grande, e assustar moradores, o incêndio de grandes proporções que devastou propriedades rurais está sob controle. Porém, equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército permanecem em monitoramento.
Uma imagem da Estância do Jatobá impressionou pela capacidade do fogo em devastar a vegetação de forma tão rápida e intensa. Conforme os bombeiros, a combinação de calor, tempo seco e ventos com fortes rajadas é propícia para a propagação das chamas.
Nesta terça-feira, as equipes que atuaram nos incêndios permanecem no local com trabalho de vigilância, que consiste em monitorar os focos de calor para evitar a reignição e, consequente, surgimento de novos incêndios.
Ameaça do fogo
Incêndio que ‘cercou’ o município de Bela Vista e ameaçou avançar sobre casas, obrigando moradores a deixarem o local, começou por volta das 11h de domingo (22), na área do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Os focos de fogo estavam na área do campo de instrução do quartel e se espalharam rapidamente para outras áreas.
Os militares conseguiram conter as chamas nas dependências do quartel, mas o fogo já havia se espalhado para outras áreas. Então, foram empenhados para auxiliar os trabalhos do Corpo de Bombeiros. A ação conta com 148 militares entre bombeiros e Exército de 6 cidades de Mato Grosso do Sul.