Incêndio em favela do bairro Noroeste atingiu duas casas no início da tarde desta segunda-feira (16). O fogo teve início em uma vegetação que fica atrás das casas da Comunidade Esperança, num espaço onde existia um lixão. As chamas foram descendo pelo terreno e alcançaram algumas moradias.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/whatsapp_image_2021-08-16_at_13.24.27.jpeg)
Maria Francisca, moradora do local há dois anos, disse que o fogo atingiu o telhado de uma das casas, construída com madeirite, um material feito com lâminas de madeira. “Uma das moradias teve o telhado queimado, mas conseguimos apagar. Na outra casa, tiveram que arrombar para tirar o botijão e o colchão para não queimar”, relatou.
A moradia de material compensado teve poucos danos. As paredes da casa ficaram chamuscadas com as chamas que as atingiram. Elisangela Trindade mora há cinco anos na favela e disse que se surpreendeu com a situação.
“Quando eu vi estava atrás da minha casa. Tirei a televisão, o botijão de gás, os documentos e sai correndo com o meu neto. O resto eu deixei. A minha casa não chegou de fato a queimar porque as pessoas ajudaram a controlar o incêndio”, explicou a moradora.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/whatsapp_image_2021-08-16_at_13.34.11.jpeg)
Segundo a autônoma Paola de Oliveira, que mora ao lado da comunidade, o problema com incêndios na região não é novidade. “Todo ano é a mesma coisa, normalmente pega fogo sozinho. Eu moro há seis anos na região. Teve uma vez que pegou fogo por três dias seguidos”, revelou.
Os militares do Corpo de Bombeiros permanecem no local para combater o incêndio. Segundo a corporação, já foram utilizados 8,5 mil litros de água na parte de cima da comunidade. Agora, as duas viaturas serão reabastecidas para que o trabalho continue na parte de baixo da favela.