O Instituto Federal de começou a oferecer neste mês, a primeira oferta de cursos livres ‘offline', destinada a reeducandos do regime fechado no Centro Penal Agro-Industrial da Gameleira, em Campo Grande. Os cursos disponibilizados são de francês básico e comunicação para vendas, ambos com carga horária de 30h. O material foi disponibilizado em formato arquivos, vídeos e atividades, sem que haja necessidade de acesso à internet.

“A escolha dos cursos foi feita após consulta aos internos da unidade penal. A oferta é de cursos livres, em que não há a necessidade de tutoria, o que permite que eles sejam off-ine”, explica o diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do , Marcio Amorim.

A expectativa é atender 580 reeducandos, com a oferta dos cursos para grupos de 50 alunos a cada 15 dias. A previsão é que, a cada mês, 100 internos sejam certificados e a oferta seja concluída nos próximos seis meses..  

Segundo o diretor, oito novos cursos livres serão ofertados em 2022 na Gameleira, além de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja carga horária é de 160h.