O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta terça-feira, 5, o edital de abertura do para ingresso em cursos técnicos subsequentes presenciais no primeiro semestre letivo de 2021.

São ofertadas 80 vagas, sendo 40 para o técnico em Agricultura, em Ponta Porã; e outras 40 vagas para o curso técnico em Zootecnia, em Nova Andradina.

Os cursos técnicos subsequentes têm duração de um ano e meio, e são voltados para quem já concluiu o ensino médio.

O quadro completo de vagas, o cronograma e o edital com as regras do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Serão gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 12 de janeiro e 27 de fevereiro, na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e escolher uma das opções de cursos ofertados.

A partir de 18 de janeiro, o candidato que não tem acesso à internet poderá comparecer ao campus do IFMS para utilizar um computador e fazer ele próprio a inscrição. O agendamento deverá ser feito nos endereços e horários disponíveis no anexo III do edital ou pelo e-mail [email protected]

Em função da pandemia de Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir distanciamento social.

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Candidatos pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação para que se comprove a veracidade da autodeclaração.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ser realizado no dia 12 de março. Cada candidato receberá um número de participação no sorteio e a classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado do sorteio será publicado o no dia 16 de março. No dia 22, serão divulgadas a classificação preliminar e a convocação para a banca de heteroidentificação, que serão realizadas entre os dias 24 e 26 de março.

No dia 30 de março está prevista a publicação da classificação preliminar após a verificação de heteroidentificação. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados no dia 7 de abril.

O edital informa que as datas para a realização das matrículas e de início das aulas serão informadas após o retorno das atividades presenciais. A última decisão do IFMS foi manter as atividades de ensino remotas até 28 de fevereiro. (Informações da assessoria)