O comércio varejista de fechou o mês de outubro com alta de 1,9% nas vendas e alcançou patamar recorde, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa, o varejo sul-mato-grossense – formado por empresas formalmente constituídas com 20 ou mais funcionários – havia registrado diminuição nas vendas em setembro em 2,4%, mas recuperou e obteve a 4ª maior alta do país em outubro (1,9%), atrás apenas do (3,0%), Rondônia (2,4%) e Alagoas (2,4%).

O acumulado em 12 meses no estado foi de 6,5% em outubro, ante 8,0% em setembro, sinalizando redução no ritmo das vendas. “Em outubro e novembro do ano passado, tivemos o recorde da série histórica da PMC. Isso significa que a base de comparação estava bastante elevada. Essa queda foi bastante equilibrada entre todas as atividades, que ficaram no campo negativo”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas recuou -1,1%, após cair 3,8% no mês anterior. Frente a outubro de 2020, houve queda de 0,2%. No ano, o varejo ampliado acumula alta de 12,8% e, em doze meses, as vendas subiram 12,5%.