Após o recapeamento da pista de caminhada do Parque Florestal Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Horto Florestal, o local foi reaberto nesta segunda-feira (19). A reabertura pegou muita gente de surpresa porque está limitada a uma das entradas laterais do espaço. À espera de reforma definitiva, o cartão postal de Campo Grande ainda segue com problemas estruturais que o município espera resolver em breve.  

Moradora da região, a consultora Eliane Martins, de 35 anos, pretendia levar as filhas de 11 e 7 anos na pista de skate, que também estava fechada, para aproveitar o tempo com as crianças. “É bom para você fazer uma caminhada e elas brincarem. Mas ainda está bem abandonando”, disse ela.

[Colocar ALT]
Estrutura abandonada (Foto: de França / Jornal Midiamax)

Sem saber que o parque estava aberto, outra moradora da região ficou surpresa com a informação da reportagem, pois acredita que o lugar segue descuidado e perigoso. “Está abandonado, não tem nada. Você passa na frente durante a noite e não tem nem luz direito, ficou meio perigoso o Horto”, disse a moradora da região que preferiu se identificar apenas como Denise.

Antes do fechamento, por conta da pandemia, a microempresária Gabriela Perozzi, de 39 anos, era visitante frequente do Horto. Agora, enxerga com angústia a situação em que o parque se encontra. “Demos a volta no entorno e vi agora que estava aberto, é triste, está um relaxo”, disse Gabriela.

De fato, houve uma reforma na pista de caminhada. Entretanto, a reportagem constatou problemas estruturais em outros pontos da unidade: poste caído, cerca com tapume ou deteriorada, vazamento de água, aparelhos de ginástica danificados, construções de alvenaria abandonadas, portas vandalizadas, pista de skate e banheiros fechados.

O que diz o município

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, responsável pelo local, informou que o horário de funcionamento é das 6h às 18h, de terça a domingo. Sobre o acesso ao parque, o órgão informou que apenas a entrada da rua do Parque s/n está funcionando, para que a gestão possa fazer um controle de lotação no local.

Em relação à estrutura do lugar, a secretaria disse que não foi anunciada reforma, apenas reabertura. A reforma se dará após o processo licitatório do ser encerrado. As benfeitorias que ocorreram foram por meio de parceria com a Sisep, que recapeou a pista de caminhada. A reforma oficial ainda não ocorreu.