Pular para o conteúdo
Cotidiano

Homem procura emprego em Tocantins e quase vai preso por dados fraudados em Campo Grande

Caso foi descoberto durante seleção de emprego da vítima, que descobriu a fraude com ajuda da Defensoria
Arquivo -

A Defensoria Pública de MS, em conjunto com a Defensoria Pública de , conseguiu evitar a prisão de um homem que teve seus dados fraudados por uma pessoa que praticou diversos crimes em Mato Grosso do Sul.

Conforme o coordenador do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública, defensor público de MS Cahuê Duarte e Urdiales, ao participar de seleção de emprego, a vítima, que mota em Tocantins, descobriu que seu nome e outros dados pessoais foram utilizados falsamente por terceira pessoa que foi presa e condenada por praticar crimes de roubo em .

Desesperado por conta do risco de ser preso injustamente, o assistido solicitou atendimento da Defensoria Pública de Tocantins. Na cidade de Paraíso do Tocantins, o atendimento foi realizado pela defensora pública Letícia Cristina Amorim Saraiva dos Santos, coordenadora do Núcleo de Defesa e Assistência ao Preso (Nadep).

Em razão dos processos criminais serem de Campo Grande, a defensora do Tocantins solicitou auxílio da Defensoria Pública de MS para que atuasse nos processos instaurados contra o assistido, o que ensejou a mobilização de vários defensoras e defensores públicos de MS para se restabelecer a verdade.

A defensora pública, Maritza Brandão, apresentou em outra ação penal resultado da perícia datiloscópica, a qual concluiu que as impressões digitais coletadas durante a prisão em flagrante não eram do assistido, mas sim de uma terceira pessoa que até o presente momento não foi identificada, o que provou definitivamente ser o assistido pessoa inocente em todos esses casos.

Segunda Instância – Já em outra ação penal, onde houve prisão em flagrante e condenação do assistido a uma pena de 6 anos em regime inicial semiaberto, pela prática de vários crimes de roubo, a Defensoria Pública atuou em duas frentes.

Para desconstituir a condenação indevida e invalidar a guia de execução penal expedida contra o assistido, a defensora pública de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala ingressou com o pedido de revisão criminal, a qual ainda está pendente de julgamento.

E para evitar qualquer tipo de prisão indevida do assistido em sede de execução penal, o defensor público Humberto Bernardino Sena pediu a suspensão da ordem de prisão e da tramitação da guia, o que foi prontamente acolhido pela Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

"Estamos tomando novas medidas para reduzir a incursão da variante ômicron"

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

Últimas Notícias

Polícia

Investigação de Trump sobre a 25 de Março pode chegar ao Camelódromo de Campo Grande? Entenda

Na visão deles, o país apresenta falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas 'injustas' para a economia americana

Mundo

Prêmio milionário doado por Kylian Mbappé para policiais é alvo de investigação na França

Autoridades investigam se houve irregularidades nas doações

Transparência

TCE-MS livra Flávio Kayatt de multas e ‘enterra’ processo por irregularidade em Ponta Porã

Por unanimidade, colegas da Corte de Contas acataram recurso de seu próprio presidente sobre contrato durante gestão de Kayatt como prefeito, em 2011

Esportes

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Estrela do Santos marcou o gol da vitória contra o Flamengo